Arquivo

Bullying: Xingamento lidera preconceito nas escolas

Redação Lado A 28 de Outubro, 2008 03h55m

COMPARTILHAR


Dos mais de cem internautas que responderam a nossa enquete: “Você sofreu algum tipo de perseguição na escola por ser gay ou lésbica?”, 32% afirmaram que eram xingados no ambiente escolar. A prática de perseguir outros alunos é conhecida como bullying (bully = valentão). Pesquisas recentes abordam o tema que ganhou dimensão nas discussões das rodas de educação e direitos humanos.


Porém, mais grave que os xingamentos, são as coações físicas e 5% dos votantes afirmaram que apanhavam nas escolas por causa da sua orientação sexual homossexual, mesmo que ainda não fosse algo definido. Igualmente grave foi o preconceito percebido por parte dos professores, 5% afirmaram que era discriminados e perseguidos até pelos educadores por serem gays ou lésbicas.


21% afirmaram que usavam do artifício da invisibilidade social para fugir do bullying, mantendo-se sempre neutro ou afastado dos grupos mais populares. 16% disseram que sofriam preconceito mas se defendiam bem. 5% contaram que eles eram os próprios algozes dos outros gays e pegavam no pé deles. 4% não recordam como eram essas relações com os colegas do colégio e apenas 10% disseram não terem sofrido nenhum tipo de preconceito.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS