Arquivo

Cia. Jair Moraes: Leves como plumas, fortes como aço

Redação Lado A 23 de Outubro, 2008 21h53m

COMPARTILHAR


Com programação especial para comemorar os 5 anos da Companhia de Dança Masculina Jair Moraes, grupo criado em agosto de 2003, formado exclusivamente por bailarinos homens que começou dentro do próprio Balé Guairá, além de sua leveza em cena, a companhia escancara a realidade da arte no Paraná.

O maitre e preparador do balé oficial do estado do Paraná, que no próximo ano completa 40 anos de casa, muitos destes atuando como 1o. bailarino do Balé Guairá, conta com orgulho a trajetória do grupo fundado para “quebrar preconceitos, tanto sexual quanto racial” na dança. O trabalho é pioneiro, tendo grupo masculino similar em São Paulo criado no mesmo ano que a Cia. Jair Moraes.

São 12 bailarinos, entre 8 e 20 poucos anos de idade, que exploram o universo da dança contemporânea e arrancam aplausos por onde passam. Apesar do sucesso nos palcos Mercosul afora, as montagens precisam encarar a verba indefinida do grupo, que muitas vezes paga do bolso suas apresentações. “Os meninos estão quase sempre sem muita roupas pois não temos dinheiro para investir em figurino, em cenário”, conta Moraes que vê a dificuldade de patrocínio como o grande vilão nos trabalhos da equipe. A realidade é que muitos meninos não têm dinheiro nem para a passagem, o que mudou este ano, não por terem conseguido um apoiador mas com a diminuição dos ensaios e incentivo para que eles arrumassem uma segunda atividade, esta remunerada.

A companhia buscou então formar uma sociedade sem fins lucrativos para se beneficiar de leis de incentivo à Cultura, mesmo assim, enfrenta ainda o preconceito por se tratar de um grupo masculino fazendo balé. Apesar de todo o drama de uma trajetória de sucesso e dúvidas quanto ao futuro, os rapazes mostram sua arte, alheia aos problemas político-econômicos e preconceitos que os envolvem e criaram um programa especial para comemorar os cinco anos da iniciativa.

O espetáculo tem uma hora de duração, reúne fragmentos das montagens já realizadas e ainda possui marcações inéditas e preço popular. Vale a pena conferir o belíssimo trabalho do grupo e prestigiar a iniciativa.

Quando: de 23 a 26 de outubro (qui. a sab. 21 h e dom. 11h)
Onde: Teatro José Maria Santos – R. 13 de maio, 655
Quanto: R$10,
Info.:  3322-7150

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS