Arquivo

Livro: 7 olhares – Depoimentos sobre a homossexualidade na adolescência

Redação Lado A 24 de Outubro, 2008 00h01m

COMPARTILHAR


O livro prestes a ser lançado “7 olhares – Depoimentos sobre a homossexualidade na adolescência”, editado de forma independente pelos jornalistas Diego Ramos e Felipe Glück foi uma boa surpresa. A dupla de amigos de Curitiba escolheu o tema em virtude de “um amigo de classe ser homossexual”. Os grandes acertos foram terem fechado bem o tema sem pretensão, com sete histórias correlatas acontecidas em Curitiba, num período de tempo próximo e que são vistas sob óticas diferentes.

Contando com o relato de uma gay, uma lésbica, um pai de uma lésbica, a mãe de um gay, uma professora, um amigo de um gay e uma amiga de um gay, o livro explora um pouco do mundo cor de rosa. Os comentários de uma especialista no assunto se mostram um pouco desnecessários e unilaterais ao final de cada capítulo, que também somam sete.

As histórias acabam sempre de forma positiva, sem grandes tragédias, tornado um ótimo livro para quem quer ouvir um final feliz. São pessoas comuns, contando suas histórias, que se perdem um pouco na linha do tempo pois não se tem noção de quanto tempo demorou da saída do armário à aceitação. A revista Lado A é “citada”, sem dizer seu nome e com alteração do nome de Allan Johan (que virou André), assim acontece com muitas pessoas ou locais onde se passam as histórias, que têm os nomes omitidos. É possível aos mais atentos identificar os locais mas perde-se um pouco da riqueza dos detalhes. O livro é por demais objetivo neste ponto.

As histórias são contadas por meios de fragmentos, respectivos a cada tema-capítulo. Os sete eixos do livro são divididos em: infância, dúvida, descoberta, negação, defesa, aceitação e a vida continua. A divisão das histórias cria uma grande ansiedade para se terminar o livro. Mas como as histórias são muito parecidas, elas corroboram para pasteurizar o tema. Exemplo: todo mundo é coitadinho e gays não afeminados nas histórias. Hummmm. As lésbicas não são masculinizadas, embora os estereótipos apareçam, mas sempre distantes. Por conhecer bem os depoentes e algumas pessoas que aparecem no livro, cria-se a dúvida se os autores somente se basearam nos relatos ou se foram a fundo checar as informações.

Do ponto de vista técnico, entristece a ausência da bibliografia utilizada e de um índice, falta do nome da Universidade onde o trabalho foi usado para a conclusão do curso (Universidade Positivo) ou de quem editou o livro. Além de deixar algumas indagações importantes no ar, o livro ganharia força como referência científica com estes itens. Surpreendeu-me a saída tão rápida do material, o que comprova que há uma carência sobre o tema e uma pressa dos autores a lançarem seus trabalhos.
 
O livro “Sete olhares – Depoimentos sobre a homossexualidade na adolescência” é uma ótima leitura para leigos e especialistas, já que abre os olhos para o mundo marginalizado do homossexual de classe média. Um trabalho realizado com muito carinho por esta dupla de novos jornalistas que escolheram o árduo desafio de informar sobre um mundo invisível que é sempre jogado para debaixo do tapete.

Raquel Gomes, nossa colunista de “Coisas de mãe” é uma das pessoas que relatam a sua história de forma maravilhosa. O acabamento e o projeto gráfico do livro também são excelentes.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS