Arquivo

Sobre as teorias da origem da homossexualidade

Redação Lado A 18 de Novembro, 2008 22h31m

COMPARTILHAR


Sobre o prazer de se acreditar no que bem entender
Ou sobre as conversas que não devem acontecer num primeiro encontro
Ou sobre as teorias que teorizamos
Ou sobre a utilidade da genética

Bom, fui me encontrar com esse cara, fomos num bar na Davie Street chamado Score, sentamos, bebemos e eu estava jogando toda minha lábia pra cima dele, é óbvio. Não que eu precisasse tanto assim, mas depois de término de namoro é bom testar pra ver se as habilidades ainda estão funcionando.


Papo vai, papo vem, chegamos ao assunto religião… vocês sabem como eu “adoro” discutir religião, né? Religião levou à homossexualidade e então às suas causas… Eu disse que um professor na High School falou sobre os estudos de alunos da UFPR que apontavam para um gene que favorecia essa ou aquela sexualidade, ele disse que não acreditava nisso… Eu logo argumentei que não poderia ser a sociedade, pois é mais do que provado que a sociedade não influencia tanto assim na sexualidade alheia. Talvez na retração da sua sexualidade, mas ai já são outros 500. Ele apontou a idéia das doses de hormônios no primeiro período da gestação. Eu já ouvi falar sobre isso também, até onde sei a idéia é bem sensata: Nas primeiras semanas de gestação todo feto é do sexo feminino, então o corpo da mulher produz dosagens de testosterona e estrogênio que mudarão ou não o sexo do feto. A teoria diz que um erro nesse estágio causaria a homossexualidade.


Eu fermentei, fermentei e fermentei essa idéia na minha cabeça por uma semana até que me lembrei do que meu amigo Darwin ensinou: Evolução. Segundo essa teoria, homossexualidade é um erro/defeito ocasionado na gestação. A teoria da evolução das espécies de Darwin diz que se certo erro for maléfico ou prejudicial para a raça/espécie, tal “erro” sumiria, não se repetiria, pois o individuo com tal “erro” genético não se adaptaria ao meio e não viria a se reproduzir.


Bom, seguindo essa idéia, homossexualidade pode até ter começado como erro, quem sabe… mas se foi, isso só prova que homossexualidade é a evolução. Se fosse um erro, or whatever, indivíduos com esse gene não viriam a se reproduzir ou o gene sucumbiria, mas até aonde eu sei, viado e sapa é o que mais tem por ai.


Existe também a Teoria de Gaia, proposta por Lovelock, bom, a teoria de Gaia não cita homossexualidade, … primeiro eu tenho que explicar essa teoria né? Bom, a teoria de Gaia diz que todo o  planeta Terra (criosfera, atmosfera, litosfera e hidrosfera) é na verdade um único sistema vivo, ou seja, todos fazemos parte de um único sistema e que a “Terra” procura o equilíbrio, as provas que ele aponta são a salinidade constante do mar, a estabilidade na temperatura mesmo com o Sol enviando muito mais energia e que os componentes na atmosfera são sempre constantes. Bom, essa teoria é de 1960… Tá, usando essa teoria algumas pessoas defendem a idéia de que Gaia/Terra “luta” para manter o equilíbrio “nela mesma” e que no evento de superpopulação ela produziria nós, homossexuais, para evitar essa superpolução.


Olha, você tem que ter a mente BEM aberta pra entender esse “ponto de vista”. Primeiro, pra usar a teoria de Gaia você tem que acreditar nas palavras do Rei Salomão de que “Tudo que é no micro é no macro”. Ou seja, o que acontece no mais ínfimo e minúsculo reino acontece no nosso reino, no Universo, na Galáxia e assim por diante. Por exemplo, os átomos se formando ou deformando seria suas células se juntando pra formar um órgão ou se destruindo um câncer que por sua vez seria nós, os seres humanos, se juntando pra construir uma casa ou entrando em guerra que seria um país ajudando o outro ou destruindo que seria o planeta se construindo ou sendo atacado por meteoros e etc. Tudo que é no micro é no macro.


Ou seja, nós representaríamos algo do tipo seus glóbulos brancos lutando contra uma doença, ou sei lá, use sua imaginação. Ao mesmo tempo que essa teoria faz sentido, não faz, pois só há amparo na ciência pra essa teoria até certo ponto… mas nem tudo a ciência explica, não é mesmo? O que me ofende nessas teorias é que todas tentam diminuir o fator homossexulidade a um erro ou algo do gênero, mesmo quando têm a melhor das intenções.


Eu me recuso a acreditar que ser gay seja um erro. Mesmo porque não precisa procurar muito pra encontrar homossexualidade na natureza, fora da raça humana. Por que tentar explicar o que é natural? Toda criança é no mínimo bissexual. Se o homem não se preocupasse tanto com quem o seu vizinho trepa, e ao invés disso todo mundo trepasse junto, o mundo seria muito mais feliz.


Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Homossexual
http://en.wikipedia.org/wiki/Gaia_hypothesis

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS