Arquivo

Cachaça Cura veado é homofóbica, diz ABGLT

Redação Lado A 17 de Novembro, 2008 17h46m

COMPARTILHAR


A ABGLT – Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais – enviou um e-mail para uma loja de produtos de mágica e humor de Curitiba, Magic Center, para pedir providências a respeito de uma cachaça vendida com o nome de “Cura Veado”. Para a entidade, o nome é ofensivo aos gays e reforça duplamente o preconceito ao ridicularizar os homossexuais e sugerir que a homossexualidade é uma doença, praticando assim preconceito e discriminação, ferindo a dignidade humana e ofendendo a população homossexual. Abaixo, trecho da correspondência, assinada pelo presidente Toni Reis:

“Chegou até nós a informação de que vossa empresa comercializa uma cachaça em cujo rótulo está escrito “cura veado”. A referida citação no  rótulo tem causado constrangimento na população homossexual brasileira (aproximadamente 20 milhões de indivíduos), pois “veado” é uma forma pejorativa de se referir ao homossexual. Como se não bastasse, o termo vem acompanhado do termo “cura”, o que transmite a idéia de que a homossexualidade é uma doença. Vale salientar que a Organização Mundial da Saúde retirou a homossexualidade da classificação internacional de doenças há 15 anos, em 1993, e que o Conselho Federal de Medicina já havia adotado a mesma medida há 23 anos, em 1985.

Assim sendo, ABGLT vem até vossa empresa  solicitar que se dignifique a retirar o referido rótulo do produto, considerando-se que o mesmo contribui para o preconceito e a discriminação, pois transmite uma idéia errônea da realidade homossexual, além de fazer deste cidadão objeto de riso.”

O rótulo do produto, disponível também na internet sob o título de “cachaças engraçadas”, no site da empresa, traz uma figura de cabelos na cor rosa, barba e trejeito com a mão e custa R$8,50 e algumas frases sobre dosagem e efeito. Há ainda as bebidas “Amansa Corno” e “Nabunda”,  na mesma coleção.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS