Arquivo

Vacinar ainda é o melhor remédio

Redação Lado A 11 de Novembro, 2008 19h11m

COMPARTILHAR


A falta de informação a respeito da vacinação dos animais tem sido um grande problema no controle de doenças. Muitos animais ainda morrem por doenças infecciosas que poderiam ser evitadas com a vacinação. Muitas dessas doenças são causadas por vírus e apenas existe a prevenção e o tratamento é bem complicado. Os animais devem ser vacinados ainda filhotes com cerca de 45 dias já podemos aplicar a primeira dose de vacina. O esquema de vacinação consiste de 3 doses de vacina polivalente e 1 uma dose da vacina anti-rábica, posteriormente 1 dose de cada vacina anualmente.

Vacinação dos Cães
Seu cão deve ser vacinado após ter sido feita a vermifugação. Após estar livre de vermes que vai influenciar muito na eficácia da vacinação deve ser feita a primeira dose de vacina conforme a abaixo:

45 – 60 dias  1ª Dose da Déctupla
Após 21 dias  2ª Dose da Déctupla
Após 21 dias  3ª Dose da Déctupla
4 meses  Vacina anti-rábica


Reforço da Déctupla e Anti-rábica anual
A vacina Déctupla ou V10 irá proteger seu animalzinho contra doenças graves listadas abaixo. A maioria dessas doenças pode levar o animal a morte mesmo recebendo tratamento adequado, por se tratar de vírus em 6 dessas doenças a única forma de evitar a doença é a prevenção. Apenas a Leptospirose é causada por bactéria a qual é uma zoonose importantíssima. 

1. CINOMEOSE
2. HEPATITE INFECIOSA
3. LEPTOSPIROSE (prevenção contra 4 tipos de Cepas)
4. PARAINFLUENZA
5. PARVOVIROSE (prevenção contra 2 tipos de vírus)
6. CORONAVIROSE 

Existem ainda as vacinas contra a Giárdia que é um protozoário que pode ser transmitido para o ser humano através do contato com o animal, principalmente crianças. A vacinação contra a giardíase canina deve ser feita com duas doses quando filhote com intervalo de 21 dias entre as doses e uma dose como reforço anual. 

E a vacina contra a Traqueobronquite mais conhecida como “Tosse dos Canis”. EM regiões frias como Curitiba essa vacina é indicada, nossos animais também ficam gripados. Essa doença pode evoluir de um simples resfriado para uma pneumonia ou uma broncopneumonia que se não for tratada leva o animal a morte. A vacinação é feita também com duas doses com intervalo de 1 mês e uma dose anual.  


Vacinação dos Gatos
Assim que você comprar ou ganhar um gatinho, convém levá-lo ao Médico Veterinário para uma avaliação geral. Enquanto seu animalzinho não estiver com as vacinas em dia tome cuidado para que ele entre em contato apenas com animais saudáveis e, quando levá-lo na clínica veterinária mantenha-o no colo e distante dos outros gatos. Esquema de vacinação conforme abaixo:

45 – 60 dias  1ª Dose da Quintupla
Após 21 dias  2ª Dose da Quintupla
Após 21 dias  3ª Dose da Quintupla
4 meses  Vacina anti-rábica
Reforço da Quíntupla e Anti-rábica anual


Veja a seguir as doenças, que são evitadas com a vacinação. Ao menor sinal leve o seu gato a um Médico veterinário, somente ele é capaz de avaliar, diagnosticar e tratar uma doença.

1. CALICEVIROSE
2. LEUCEMIA FELINA
3. CLAMIDIOSE
4. RINOTRAQUEITE
5. PANLEUCOPENIA


Contato: Dr. Fabio Paradizo De Mello CRMV-PR 8.334
Telefone: (41) 7814-7454 ou 9228-7614 e-mail:
mellovet@gmail.com

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS