Arquivo

Manias de quem mora sozinho

Redação Lado A 17 de Dezembro, 2008 19h49m

COMPARTILHAR


Há 8 anos saí da casa dos meus pais. Nesse meio tempo, comecei a desenvolver manias para evitar me sentir só na minha própria casa, colocando mais praticidade e economia na minha vida. Quem mora sozinho deve entender do que estou falando. Mas a pessoa que mora com ela mesma aprende a gostar de si, a não ter medo da solidão e até percebe que é mais fácil morar só do que com outra pessoa.


Uma das minhas características é a bagunça. Se alguém muda algo de lugar, pronto, fico perdido. Outra, é deixar, às vezes, a tevê ligada e ir fazer outra coisa. Até parece que tem visita na sala. Tenho o costume de deixar algumas luzes ligadas em outros cômodos, não por medo do escuro, mas para achar que tem mais alguém no apartamento. 

Quem mora sozinho percebe o quanto se gasta para comer e fazer compras. Aquela ida ao mercado sempre acaba em mais sacolas do que podemos carregar. Eu mesmo só vou ao mercado quando falta algum item básico como: água, papel higiênico, pasta de dentes ou sabonete. E ir ao mercado é bem legal, pena que é preciso pagar e carregar tudo, isso que moro em frente a um mercado. Sempre como fora por não tomar tempo para preparar a refeição e até por sair mais barato, se for comer bem. E a louça é acumulada até dar a hora de valer a pena colocar na máquina. Quem come fora ainda não tem louças para lavar.


No cesto, as roupas vão acumulando e leva-se para a lavanderia, para a mãe ou se joga no tanque. No meu caso, eu geralmente levo na casa da minha mãe, uma boa desculpa para as visitas semanais. Uma boa dica de segurança é redobrar o cuidado com ela. Sempre deixar avisado onde foi, evitar trazer desconhecidos para casa, caronas só para gente de confiança. Importante ter uma rotina e pessoas vizinhas e amigas terem a chave da sua casa caso você desapareça.
 
Ter a sua casa é algo maravilhoso. Você pinta as paredes da cor que quer, decora como pode mas ao seu gosto e se sente dono de si. Seu território, seu lar, seu cheiro, seu caos, tudo seu. Suas contas, suas obrigações, suas incomodações como tirar o lixo, pagar condomínio, participar das reuniões, lidar com vizinhos, pagar água, luz, gás, louça, limpeza, manutenção, impostos… tudo seu. Às vezes você perde o sono, acorda mal, pois tem muita coisa para pensar e resolver. Mas é só organizar o seu tempo ou tomar uma maracujina. E a começar a reconhecer todo o esforço e trabalho que sua mãe tinha. Ela é mágica, não é possível!


As voltinhas fora de casa geralmente duram mais. Vou emendando compromissos, passo pouquíssimo tempo em casa, como se evitasse voltar para ela, mesmo amando minha casa de paixão. Já fiz tour pelos shoppings da cidade no mesmo dia, indo ver os amigos lojistas, eles estão sempre por lá. Passava mais tempo em casa quando eu tinha a minha gatinha persa que faleceu. Animais são ótimos mas são expendiosos, e nas férias dão um problemão para ver com quem vai deixa-los. Por isso, hoje, eu tenho peixes que dão menos trabalho, interagem menos mas te deixam calmos. Outra mania, é claro, é a internet: item obrigatório para quem vive só. Além de ouvir som, maioria deles no computador, e bem alto. Telefone e TV a cabo também são ótimos companheiros. Livros e revistas mais úteis ainda. Apesar de morar só, tenho mania de ler no banheiro, por ter a melhor luz de leitura e menos barulho que os outros cômodos.


O cúmulo do desespero para quem mora só, e é também a melhor dica, é ter uma agenda poderosa e em dia. Ou mesmo algum amigo vizinho para visitar ou fazer algum programa juntos, claro, que também more só. A agenda é uma solução cara mas eficiente. O telefone, mesmo com toda tecnologia, não precisa apertar teclas ou botões e você consegue ouvir o timbre da pessoa do outro lado e a pessoa raramente foge, depois que atende. Mas quando você quer conversar com alguém parece que todo mundo sumiu… por isso da agenda completa e atualizada. Confesso que já entrei em salas de bate-papo e até chat por telefone no passado, em momentos de solidão.


Morar só é um desafio, tem seus prós e contras mas depois que você aprende a ser auto-suficiente, claro, com as visitas semanais da diarista, tudo fica bem. Você aprende a gostar mais do seu espaço e de você mesmo. Mas não adianta, ao final, de verdade, você não vê a hora de achar alguém perfeito para dividir os seus dias e a sua casa, claro que eu estou falando de ir morar com o seu amor. Este é outro desafio e tanto e com certeza terá momentos que você vai sentir falta daquela paz de morar sozinho.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS