Arquivo

A síndrome de Peter Pan: Fadas só existem se você acreditar nelas

Redação Lado A 16 de Dezembro, 2008 19h57m

COMPARTILHAR


Várias pessoas têm medo de crescer, ficam presas à vida infantil, correm de compromissos e buscam a beleza jovial eterna. Ou mais, acreditam que crescer não é necessário. Apesar de não ser reconhecida oficialmente como doença, a síndrome já foi descrita por muitos estudiosos e traz muitos pontos interessantes.

Peter Pan entrava pela janela, voando e oferecia um passeio à Terra do Nunca. Para tanto, um pó mágico era utilizado para dar o poder de voar. Na Terra do Nunca ninguém crescia e ser criança era bom. Isso te lembrou alguma coisa? Bem, vamos em frente.

Há os que defendam que a vida deve ser levada sem desgastes, outros acreditam que é preciso sim se encaixar na vida adulta e esquecer das brincadeiras e sentimentos da infância. Para a Psicologia Analítica: imaturidade, narcisismo e a falta de uma visão adulta da vida são sim problemas e devem ser analisados.

A expressão “Puer Aeternus” quer dizer “garoto eterno” e na mitologia greco-romana descrevia um menino-deus que era criança. A palavra apareceu no livro épico Metamorphoses do poeta romano Ovídio. O menino Iacchus também aparece como Dionísio ou Eros e representa a juventude divina, assim como Tammuz, Attis e Adônis.

O psiquiatra suíço Carl Gustav Jung (1875 – 1961) chamou tudo isso de arquétipo, termo já usado antes por Platão, “elemento primordial, elemento estrutural da psique humana”, que podemos chamar de personalidade. Para Jung, sempre mostramos os dois lados da moeda, então, todos temos nossos momentos de imaturidade e de maturidade. O problema está quando tudo entra no mundo de fantasia criado pela pessoa que não quer aceitar a sua idade. Geralmente, os sonhos e a dependência materna revelam muito sobre quem tem uma personalidade puer.

Quando a Disney lançou o Peter Pan em 1953, a história voltou a ser contada por todo o mundo. O que pouca gente sabe é que quem criou o personagem foi o inglês J. M. Barrie, tendo o livro “O pequeno pássaro branco” sido publicado em 1902, dois anos depois a história já estava nos palcos londrinos.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS