Arquivo

Nosso preconceito

Redação Lado A 16 de Dezembro, 2008 15h54m

COMPARTILHAR


Muito tem se falado ultimamente sobre homofobia e preconceito contra os gays em geral, e em todos os direitos que lutamos e necessitamos para vivermos de forma digna e condizente com nossa cidadania.
Essa discussão me levou a pensar em outro tipo de preconceito mais arraigado em cada um de nós que é o nosso próprio preconceito contra gays com atitudes diferentes das nossas. A palavra pré-conceito significa exatamente isso um conceito pré-estabelecido internamente. É a maneira como vemos e validamos por correta ou imprópria um determinado comportamento.

Temos nossos conceitos do que acreditamos que seja o correto para as pessoas ao redor, porém esquecemos que estamos inseridos em uma diversidade imensa e que todos temos direitos iguais.
Quando sugerimos que toda barbie é fútil e que todo travesti é prostituto (por favor me entendam que são apenas exemplos) estamos generalizando erroneamente todos que pertencem a esse grupo de pessoas, tão comum em nosso dia-a-dia.

Talvez não concordemos com o modo de alguém se vestir ou de sua maneira de expressão de sua sexualidade a ponto de manifestarmos nosso preconceito velado ao ignorar a pessoa sem ao menos procurar conhecê-la, acabando por perderem a oportunidade de fazer novas amizades.

Esse talvez seja o mais difícil dos preconceitos, pois quando falamos de homofobia e preconceito contra o gay, rapidamente encontramos aqueles que se identificam contra ou a favor. Mas quando procuramos por aqueles que julgam seus iguais de forma diferente, percebemos que estes estão mais próximos do que imaginamos mesmo sendo difícil os identificar.

Julgamos o que não conhecemos e condenamos os que nos são diferentes.

Por já termos, quase que todos os gays, passado por experiências discriminatórias deveríamos ser os primeiros a procurar viver de maneira menos ofensiva, sem querer “tombar” toda e qualquer atitude além do modo de viver diferente daquele que julgamos ser o mais apropriado.

Espero que possamos ser enfim uma diversidade unida em prol de uma única causa, o bem estar de cada um como indivíduo, acredito que só assim nosso país vai perceber que em matéria de preconceito nós já vencemos e assim poderão nos assegurar o que nos é de direito.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS