Gay de 64 anos promete greve de fome contra homofobia sofrida no PT

Redação Lado A 29 de Janeiro, 2009 11h19m

COMPARTILHAR


O jornalista e psicoterapeuta mineiro Edson Nunes, 64 anos, é um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores de Belo Horizonte e um dos primeiros militantes gays a levantar a bandeira do arco-íris, ainda em plena ditadura. Sua importância local será colocada em evidência no mês de fevereiro, quando tentará com uma ameaça de greve de fome forçar o Partido dos Trabalhadores a se manifestar sobre uma situação interna que se arrasta por anos.


A medida extrema não é nova, na verdade, Nunes já ameaçou e fez greve de fomes algumas vezes. Em 2005, Nunes ficou sem comer por 22 dias e perdeu 20 kg. Na época, o então ministro Luis Soares Dulci, Secretário Geral da Presidência da República, tentou mediar o caso que o leva a protestar novamente. O jornalista acusa membros do PT de Minas Gerais de persegui-lo pelo motivo de ele ser homossexual. Esta perseguição teria causado a sua exoneração de um cargo de confiança que exercia dentro da Prefeitura de Belo Horizonte. Cansado de procurar solução para sua situação, ele agora quer que o presidente Lula delegue alguém para resolver a pendenga.


Edson Nunes pretende chegar a Brasília no próximo dia 8 de fevereiro, quando lançará Carta Aberta ao presidente. No dia 10 de janeiro, data que o PT comemora seus 29 anos, Nunes pretende iniciar nova greve de fome se não obtiver resposta de Lula. Ele promete ainda tornar as denúncias públicas, divulgando o nome dos figurões envolvidos, se não houver manifestação por parte do partido em três dias. “Todo o meu esforço em manter em sigilo os nomes dos responsáveis gira em torno do fato da minha interpretação de que não se trata de ação com apoio partidário e sim isolada de três membros do Partido – detentores de enorme poder interno, capaz de sobrepujar factualidades de grave significância”, revela Nunes.


Segundo ele, há várias provas de que sofreu homofobia dentro do PT e ele entrará na Justiça se o caso não for resolvido dentro da instância partidária. A greve de fome ainda não tem local definido para ocorrer, mas o militante quer que seja em uma Ong gay. No blog  www.memoriagaybrasiledsonnunes.blogspot.com , ele conta toda a sua história.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS