Grupo quer reacender memória do jornal O Lampião da Esquina

Redação Lado A 12 de Janeiro, 2009 16h21m

COMPARTILHAR


Um projeto que deve em breve receber apoio do Ministério da Cultura irá digitalizar a coleção das 37 edições do jornal histórico O Lampião da Esquina que faz parte do acervo da biblioteca Luiz Mott do Centro de Documentação do Grupo Dignidade, de Curitiba.


O jornal o Lampião da Esquina circulou mensalmente entre os anos de 1978 e 1981 e é considerado o primeiro impresso do segmento GLBT do país. Sua notoriedade vai além do pioneirismo. Além de driblar a ditadura, o jornal reuniu nomes como Aguinaldo Silva, Francisco Bittencourt, Adão Acosta, João Silvério Trevisan e Darcy Penteado. O jornal trouxe o universo gay para a mídia, tinha forte teor político e contestador. Até o presidente Lula aparece em uma de suas capas e em uma entrevista.


Outro projeto do grupo pretende recuperar imagens e a memória viva dos bailes do gala gay do Clube Operário de Curitiba, famoso até a década de 70, quando os convites eram vendidos a peso de ouro e disputados por meses.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS