Arquivo

Transexual assume presidência do Grupo Dignidade

Redação Lado A 26 de Janeiro, 2009 18h28m

COMPARTILHAR


No dia 29 de janeiro, às 19h, o Grupo Dignidade, de Curitiba, abrirá mais uma página em sua história. Pela primeira vez desde que a entidade foi fundada, uma transexual ocupará a presidência do grupo que luta há 16 anos pelos gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros na capital paranaense.


Depois da renúncia de Enéias Pereira, por motivos profissionais, uma nova eleição foi convocada no final de 2008 para completar os quadros que estavam em aberto na diretoria da entidade. Rafaelly Wiest, de 25 anos, foi escolhida como a nova presidenta da entidade, para um mandato que vai até 2011. A jovem transexual é confeiteira profissional e promete colocar a mão na massa. Ela espera fazer o grupo crescer e “voltar a trabalhar com o público jovem”, ao qual faz parte.


Rafaelly quer fortalecer os núcleos de cada segmento dentro do grupo e aumentar o trabalho de campo. Ela mesma participa há dois anos do Transgrupo Marcela Prado, que se reúne no Dignidade e discute as problemáticas das travestis e transexuais. As metas do grupo para este ano foram discutidas em treinamento realizado no início de janeiro, onde ficou decidido que o grupo fará uma campanha para incentivar as denúncias de preconceito, reforçar a presença da comunidade nas atividades e organizar a 5ª. Conferência da Ilga Lac, evento internacional que será realizado em setembro, em Curitiba.


Rafaelly se descobriu mulher aos 14 anos e por ser de família evangélica só passou a fazer tratamento hormonal aos 18 anos de idade, mas afirma que nunca sofreu preconceito em casa. Ela espera um dia estudar psicologia. Munida de laudo do Hospital das Clínicas, ela espera conseguir marcar sua cirurgia de mudança de sexo, por meio do Sistema Único de Saúde, mas, para isso, ela precisa ser aprovada em outro programa, que transfere pacientes para outras cidades, já que em Curitiba a cirurgia não é realizada.


Assumem ainda cargos na direção da instituiçãoKelly Vasconcellos, como Diretora de Gestão de Conhecimento, e David Harrad, como Diretor Administrativo. O novo Conselho Fiscal é composto por Marise Felix da Silva, Igor Francisco e Cacau Fontes.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS