Arquivo

Cada um tem o Milk e Clodovil que merece

Redação Lado A 19 de Março, 2009 23h03m

COMPARTILHAR


(Comparação entre os políticos Harvey Milk e Clodovil Hernandes)


Eles foram gays assumidos que conseguiram entrar para a história por se elegerem para cargos políticos de forma pioneira. Na década de 70, Harvey Milk foi morto quando era inspetor público (semelhante ao cargo de vereador) da cidade de São Francisco, em 1978, nos EUA. No Brasil, Clodovil Hernandes entrou para a Câmara dos Deputados e também faleceu em exercício. Ambos possuíam uma personalidade forte e ganharam admiração na política por sua capacidade de comunicação e de chamar atenção mais para sí do que para seus projetos. As semelhanças parecem terminar por aí, veja agora como as duas personalidades eram em outras áreas:

Eleições
Milk tentou sem sucesso três vezes antes de se eleger em seu distrito, em 1977, depois de uma alteração no número de eleitores e muita campanha na comunidade gay. Clodovil se elegeu de primeira, com expressiva votação: 493.951 votos pelo estado de São Paulo, graças a sua fama como apresentador e frases de efeito. Milk também era criativo em sua campanha, chegava a fazer piadas de gays quando falava com o público hétero

Slogan de campanha
“Vocês acham que eu sou passivo? Pisa no meu calo para você ver…” e “Brasília nunca mais será a mesma”, foram algumas das frases célebres de Clodovil Hernandes durante a campanha eleitoral de 2006. Já Milk incendiava as ruas com o seu famoso “Me chamo Harvey Milk e vim aqui para recrutar você”, dito em um megafone.

Sobre homossexualidade
O político da Califórnia lutou pelos direitos gays, era assumido e tinha orgulho de ser gay, enquanto o brasileiro dava demonstrações de ter vergonha da sua sexualidade e volta e meia comprava briga com a comunidade. Embora ambos não fossem unânimes em popularidade com a comunidade gay, Clodovil chegou a se posicionar contra o casamento homossexual.

Atuação
Milk dava voz aos problemas dos gays enquanto Clodovil preferia criar polêmicas em torno de assuntos irrelevantes, como quando chamou uma colega de feia. Ambos deram visibilidade à comunidade gay mas de fato não criaram leis importantes, apesar de apresentarem, que beneficiassem os homossexuais. Harvey Milk foi um dos grandes ativistas para que o Conselho de Psiquiatria dos EUA retirasse a homossexualidade como doença, o que aconteceu apenas na década de 90. Clodovil não se misturava com a comunidade gay e tinha posicionamentos duvidosos em questões polêmicas como o aumento do salário dos deputados.

Infância
Filho de imigrantes judeus da Lituânia, Milk permaneceu no armário até a meia idade, depois de servir na Marinha. Aprendeu a gostar de política com seus amantes e por se cansar de ver a covardia contra os gays. Já Clodovil foi adotado por uma família, nunca conheceu seus pais naturais, e disse que viu o padrasto e o tio transarem quando criança. Ele entrou na política por capricho pessoal, pelo status, pela comodidade e não comprou as demandas gays.

Trabalho
Milk serviu a Marinha, trabalhou como professor de matemática, em escritórios em Wall Street, antes de ter uma loja de fotografia e afins em Castro, quando entrou para a política e permaneceu 10 meses no cargo. Clodovil Hernandes, aos 16 anos, começou a costurar para fora e fez grande carreira como estilista e posteriormente como apresentador de televisão, atuou como ator e figurinista. Foi deputado por pouco mais de dois anos, boa parte em licença médica.
 
Morte
Aos 71 anos, Clodovil foi vítima de um acidente cardiovascular que o levou à morte cerebral no dia 17 de fevereiro de 2009. Seus órgãos foram doados. Harvey Milk foi assassinado no dia 10 de novembro de 1978 e houve uma revolta na cidade.

Deus
Clodovil era altamente religioso, se dava com os mais diversos cultos, enquanto Milk criticava a atuação das igrejas mas se aproveitava de sua religião familiar para conseguir contatos e votos. Pessoas próximas afirmaram em matérias sobre o assunto que Milk tinha orgulho de ser judeu, apesar de não freqüentar a sinagoga.

Legado
Milk será lembrado sempre como mártir do movimento gay e exemplo político. Ele já ganhou diversos trabalhos artísticos em sua homenagem, como o longa metragem “Milk – A voz da Igualdade”, que recebeu duas estatuetas no Oscar 2009. Harvey Milk deixou esperança e caminho aberto para a maior parte das conquistas da comunidade gay norte-americana nas décadas seguintes. Clodovil será lembrado como estilista de língua afiada que por acaso acabou na política. Clodovil Hernandes além de ajudar a aumentar a bancada cristã com sua grande votação, deixou sua cadeira para um conservador coronel da PM paulista.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS