Arquivo

Comercial do Doritos: Homofobia ou não?

Redação Lado A 12 de Março, 2009 21h24m

COMPARTILHAR


Um comercial dos salgadinhos Doritos feito pela agência brasileira AlmapBBDO está dando o que falar. Na propaganda, quatro amigos no carro ouvem a música “YMCA” do Village People, comendo o produto, quando um deles começa a fazer a coreografia famosa. Todos olham, quando surge uma embalagem do produto e uma sirene de reprovação e a frase: “Quer dividir alguma coisa com os amigos, divide um Doritos.”


Nunca saberemos a real intenção dos criadores da campanha da famosa marca de nachos. Mas ela joga com a dúvida razoável, por isso pode-se entender sim que estão fazendo a seguinte afirmação: “não dance como um gay perto dos seus amigos” ou mesmo “não conte que você é gay”. Mas há outros pontos a serem analisados: o ruivo lá atrás que pega o salgadinho de uma forma bem “anti-macho”, inclusive olha para o lado, “caçando”, e o fato de todos estarem ouvindo a mesma música.


Por causa da propaganda não ser diretamente homofóbica, talvez ela continue no ar, sendo reprisada nos horários nobres das principais emissoras. No fim, usa-se o preconceito, ou a dúvida sobre ele, para estimular comportamentos reprováveis de discriminação. Afinal, se o personagem for gay ou apenas dançar estranho, a marca usou deste artifício sujo para fazer piada.

Acredito que seja condenável a campanha, que trabalha na contramão do conceito de diversidade e respeito às diferenças, no mínimo. É aquele famoso caso da grande idéia publicitária capaz de acabar com a imagem de um cliente e revoltar um grupo de pessoas. Não precisava.

A música é um sucesso entre todos os públicos desde a década de 70, o cara não é necessariamente gay. Todos conhecem e fazem aquela dança. Apesar de todos os argumentos, as denúncias já chegam ao Conar, Conselho que regula a propaganda no Brasil.


Adios Doritos, que um dia já foi o meu salgadinho predileto.


Veja o comercial em:
http://www.youtube.com/watch?v=nlXfpXykIsM

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS