Arquivo

Assistimos a peça O Crime do Padre dos Balões

Redação Lado A 23 de Março, 2009 23h25m

COMPARTILHAR


Estreou neste domingo, 22 de março, às 24h, no Festival de Curitiba, a mais nova peça do diretor paranaense César Almeida, que tradicionalmente traz espetáculos com temas GLS e direcionados à comunidade gay por meio da companhia Rainha de Duas Cabeças que há 25 anos faz montagens no melhor estilo underground. Mais uma vez, o provocativo texto de “O Crime do Padre dos Balões” questiona, choca, diverte e faz pensar.


Um menino e um padre em cena. O indefeso adolescente de 15 anos entra na igreja após o expediente e encontra um altivo padre. Discutem sobre pecado, sobre a igreja, sobre amor, perdão, pedofilia, sociedade… o menino quer confessar os seus pecados, mas demora a tomar coragem, até que se envolvem. Ao final, os papéis se invertem, o dono da situação é outro. A atuação dos atores Fabiano Amorim e Marcel Gritten (vencedor do prêmio Gralha Azul de melhor ator revelação em 2007) é um espetáculo à parte. O crescimento dos atores e as tiradas do texto são fantásticos. A pedofilia é colocada em cheque quando se questionam os padrões morais, os dogmas da igreja, enfim, questiona-se tudo, daí, precisamos de um tempo para digerir.


O perigo em discutir um tema tão polêmico quanto a pedofilia está em colocá-lo paralelo à homossexualidade. Apesar da pluralidade de bandeiras que poderiam estar lá, essas duas acabam se destacando e se confundindo. Um problema para aqueles homossexuais e não homossexuais que não entendem que a pedofilia é uma doença e não um crime, segundo a nossa sociedade. Dificuldade maior ainda e até um horror para aqueles que não entendem que o teatro está ali para questionar paradigmas e criar um mundo de fantasia, inclusive com seus próprios valores. Se a arte tem essa imunidade e licença aos valores da sociedade, o autor usa isso na hora de colocar a pedofilia como natural, e o exemplo neste caso, na peça, é claro.


O diretor é oportunista ao usar o caso real do incidente do padre dos balões, que no final nada tem a ver com o personagem religioso da peça mas é inteligentemente inserido no contexto. César Almeida cumpre mais uma vez o papel de provocar a catarse, a discussão, de levantar polêmica mas deixa as respostas como dever de casa, com muita ironia. Outra marca sua, em um universo bem íntimo.


 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS