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Corpos sarados na propaganda diminuem auto-estima

Redação Lado A 02 de Março, 2009 03h08m

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Uma pesquisa da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, monitorou a reação dos simples mortais às imagens de homens sarados da publicidade. As pesquisas apontam resultados similares às pesquisas realizadas com mulheres que ficam intimidadas com o padrão de beleza das modelos dos mais diversos comerciais. “Sempre achamos que essas coisas eram de mulheres, mas vemos que o mesmo acontece com os homens”, disse o co-autor do estudo, o médico Regan Gurung, que foi apresentado no encontro anual da Associação Americana de Psicologia em fevereiro.

Depois que o ator Mark Wahlberg posou para o estilista Calvin Klein de cuecas brancas na década de 90, a propaganda não parou de exibir homens musculosos e seminus. Para medir o nível de estresse de quem olha os deuses gregos com seus corpos perfeitos, foi solicitado que 45 alunos e alunas da universidade vissem imagens de pessoas do mesmo sexo. Depois, que os mesmos vestissem roupas curtas e coladas e tirassem fotos. Segundo Otto, “um homem mais preocupado com o físico é mais propenso a classificar os modelos como menos masculinos e atraentes, levando em conta que um homem que se sente bem com seu corpo denominaria a imagem como ele realmente a vê. Classificaria o modelo como altamente masculino e atraente”. Segundo ele, a mensagem do estudo é que as imagens do “corpo perfeito” reduzem a confiança dos homens em relação ao próprio corpo.

Apesar de muitos interpretarem a experiência como “está na hora de fazer mais exercícios”, muitos homens acabam se sentindo atraídos ao uso de esteróides e de outros mecanismos para aumentar a massa muscular. O objetivo do estudo é descobrir qual é a zona de risco para aqueles insatisfeitos com o próprio corpo.

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A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

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