Arquivo

Pesquisa afirma que 10,4% dos homens brasileiros são gay ou bi

Redação Lado A 16 de Março, 2009 20h49m

COMPARTILHAR


Dados recentes apontam que o número de pessoas abertas à discussão sobre o tema está cada dia maior também. Em recente pesquisa feita pelo Projeto Sexualidade (ProSex), encabeçada pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP (Universidade de São Paulo) 7,8% são homossexuais e 2,6% bissexuais, num total de 10,4% no país, isto para o homens, já para as mulheres, 4,9% são homossexuais e 1,4% bissexuais, num total de 6,3%.

Esta pesquisa foi feita em 10 capitais brasileiras. E se você achava que Porto Alegre era uma capital machista, pasme: a pesquisa aponta que 5,8% dos homens são homossexuais e 1,3% bissexuais, num total de 7,1% da população local, já com as mulheres que responderam a pesquisa, 3% são assumidamente homossexuais e 1,8 % bissexuais, num total de 4,8%.

A cidade de Curitiba conta com a seguinte percentagem de homossexuais no público masculino: de um total de 7,4% dos homens entrevistados, 5,4% são homossexuais e 2% bissexuais. Já com o público feminino, 4,3% declaram-se homossexuais e 1,4% bissexuais de um total de 5,7%.

Esta pesquisa nos mostra que as coisas estão realmente mudando. Ou seja, que a questão sempre esteve presente, mas o que está mudando na verdade é a cabeça das pessoas que passaram a se assumir muito mais do que em tempos anteriores. Isto é muito bom, pois tornando a questão aberta, tornam-se muito mais visíveis aos olhos, tantos dos órgãos responsáveis pela administração pública quanto da sociedade como um todo. Vale lembrar que todas as pessoas entrevistadas são maiores de 18 anos. Sendo que os percentuais apresentados não são válidos para o total de habitantes de cada capital.



Dados de outras Capitais pesquisadas:


Brasília
Homens: 7,9% homossexuais, 2,9% bissexuais. Total: 10,8%
Mulheres: 4,5% homossexuais, 0,6% bissexuais. Total: 5,1%


Salvador
Homens: 8% homossexuais e 1,6% bissexuais. Total: 9,6%
Mulheres: 5,3% homossexuais e 1,2% bissexuais. Total: 6,5%


Fortaleza
Homens: 7,2% homossexuais e 3,4% bissexuais. Total: 10,6%
Mulheres: 6,1% homossexuais e 2% bissexuais. Total: 8,1%


 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS