Arquivo

Amizade entre homens gays e héteros

Redação Lado A 03 de Abril, 2009 00h20m

COMPARTILHAR


Por Vagner Rossoni

Existe amizade entre homens héteros e homens gays? Bom, para responder esta questão temos que avaliar uma conclusão científica bastante pertinente: o Projeto Genoma Humano concluiu que as diferenças genéticas entre indivíduos da espécie são representadas por apenas 0,01% do DNA, ou seja, o material genético presente em diferentes indivíduos é 99,9% idêntico. Afinal, somos todos irmãos! Dito isso, vamos tentar responder a pergunta acima analisando melhor a característica de cada um. A sociedade faz questão de impor um modelo machista a ser seguido, desde pequenos somos orientados a ser o “homem” da casa, ouvimos que meninos não choram e por aí vai.

Assim, crescemos como “homens-machões”, cheio de preconceitos já estabelecidos na infância. O homem gay, apesar de já nascer com esta diferença, sente-se mais apegado a amizade feminina, procura amparo na mãe, de uma forma é mais delicado, ou foge do universo machista. Porém é possível sim a amizade entre dois homens com orientações sexuais diferentes, o que na verdade acontece é que o homem gay tem maior facilidade em expressar suas vontades. O homem de uma forma geral tem em seu interior um instinto sexual de forte apelo. Isso não podemos negar, que sendo gay ou hétero o homem sente e respira o sexo em toda sua plenitude.

Talvez seja esta a maior barreira para a amizade entre o homem gay e o homem hétero. Muitos héteros acreditam que por serem amigos de gays serão atacados de forma feroz, sendo que não é verdade. Muitas pessoas têm em sua base o respeito e quando se há respeito em qualquer que seja a relação ela se perpetua.

Lamentavelmente, muitas pessoas ainda hoje ligam a homossexualidade ao crime, doença ou pecado. Para Deivirt Martins, de 23 anos, a amizade entre gays e héteros está muito além de estereotipo. Gay assumido, ele não vê problema algum na amizade entre pessoas de orientações sexuais diferentes. Concorda, porém, que muitos gays se utilizam da “falsa amizade” para poder se aproveitar da situação levando para um enfoque mais sexual. Ele próprio em outras épocas já utilizou desta artimanha para ter um “algo a mais” com amigos héteros. Deivirt é amigo de Carlos Eduardo, também com 23 anos, heterossexual.

A amizade deles é de aproximadamente um ano e meio, neste período, Deivirt disse nunca ter tido nenhum sentimento mais forte em relação ao amigo. Ambos se conheceram na época do colégio, mas só na fase adulta firmaram amizade. “Vejo o Eduardo como um grande amigo, acredito que a maldade está na cabeça de cada um, sempre o vi assim, inclusive nunca rolou nem uma situação mais íntima como trocar de roupa na frente um do outro porque o vejo como um irmão que nunca tive”, conclui.

Já para Carlos Eduardo a amizade deles flui em intensa sintonia, inclusive ele mesmo já saiu algumas vezes para boates gays com o amigo. Porém Eduardo diz já ter sentido raiva de alguns amigos inconvenientes de Deivirt. “Alguns amigos dele já ficaram fazendo piadinhas sobre minha orientação sexual, colocando maldade mesmo, acho que isto atrapalha, porque os próprios gays devem ter respeito uns com os outros, o respeito é a base de qualquer relacionamento, principalmente a amizade”, afirma. Disse ainda nunca ter tido maiores problemas por ser amigo de uma pessoa de orientação sexual diferente da sua.

Ambos concordam que o respeito é fundamental e pode sim existir amizade entre gays e héteros, desde que um respeite o limite do outro. Desde 1973, as principais associações científicas do mundo e entidade profissionais, como, a Associação Psiquiátrica Americana, a Organização Mundial da Saúde, os Conselhos Federais de Psicologia e Medicina do Brasil consideram a homossexualidade uma variante normal da sexualidade, assim como a heterossexualidade. Ela é saudável, não representando dano para quem tem esta orientação. Afeta sim, trazendo prejuízo emocional, aqueles que se reprimem não podendo externá-la de forma aberta.

Portanto, vamos nos respeitar, somos indivíduos diferentes. Estimular a amizade entre pessoas de diferentes orientações sexuais dignifica as relações humanas engrandecendo-as, tornando o Ser Humano melhor.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS