Arquivo

Bullying é tema de livro infantil lançado em Curitiba

Redação Lado A 07 de Abril, 2009 17h32m

COMPARTILHAR


Lançado em 2008 pela Editora Pró Infanti, de Curitiba, o livro “Eu me chamo Pedro. Você me chama Baleia.” (20p.), de Geraldo Peçanha Almeida, explora e revela o universo das brincadeiras de infância que marcam um homem por toda a vida. Com majestosas ilustrações de Rafael Tszeciak Corrêa e acabamento único, todo impresso em preto e branco, a história é contada com muita sensibilidade e fala sobre os sentimentos de um rapaz que sofria preconceito na infância.


As brincadeiras conhecidas como bullying marcaram Pedro por toda a sua vida, agora ele retorna ao local onde passou sua infância e as lembranças dolorosas emergem, fora de seu controle. As emoções são apresentadas de forma criativa, como se o coração fosse o próprio automóvel, e chega ao ponto de o narrador se confundir com o personagem, em um lapso que arremessa o leitor para dentro da história. De maneira adequada, o livro entra no universo infanto-juvenil e coloca em discussão a maldade, o respeito, a ética, que ainda não estão bem compreendidos na pouca idade. Com linguagem sutil, o conto coloca o jovem a pensar seus paradigmas, a repensar suas atitudes e a aprender a lidar com tudo isso, caso seja ele a própria vítima do bulling.


A Editora Pró Infanti se destaca com títulos e produtos de qualidade para a educação infanto-juvenil e traz trabalhos que colaboram positivamente para criarmos uma sociedade sem preconceitos. Em outro livro da editora, também voltado ao mercado infantil, a lua se apaixona pela mariposa e o sol pelo girassol, em um belo romance que cria uma lenda sobre os astros que nos rodeiam. Tudo muito sutil, mas possível.


Em “Eu me chamo Pedro. Você me chama Baleia.”, Pedro poderia ser chamado de bicha, ao invés de baleia. Pedro poderia ser negro, ser deficiente. Pedro poderia ser qualquer um de nós.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS