Juiz do caso Richarlyson tem pena mantida

Redação Lado A 17 de Abril, 2009 18h23m

COMPARTILHAR


Todos se lembram do caso do jogador Richarlyson no ano passado, não? Muito se questionou em 2008 a sexualidade e virilidade do jogador volante do São Paulo Richarlyson Barbosa Felisbino, ou simplesmente Richarlyson. A alusão à virilidade do jogador de futebol foi manifestada em ação penal privada proposta por Richarlyson contra um dirigente do Palmeiras. O juiz mandou arquivar a queixa-crime. O dirigente havia insinuado em um programa que o jogador seria homossexual.


Na sentença, o juiz Manoel Maximiano Junqueira Filho afirmou que futebol era coisa de “macho”, esporte “viril, varonil, não homossexual”. O Tribunal de Justiça abriu investigação disciplinar contra o magistrado. O Órgão Especial rejeitou, por maioria de votos, a defesa prévia do juiz e decidiu pela continuidade do processo administrativo disciplinar.


Dito isso, o Tribunal de Justiça paulista manteve a pena de censura a Junqueira Filho, da 9ª Vara Criminal Central de São Paulo. Em sentença, o juiz exagerou na linguagem ao fazer alusão a possível homossexualidade do jogador Richarlyson. Os desembargadores, por 24 votos a 1, do Órgão Especial decidiram seguir o entendimento do relator, desembargador Vianna Santos, que fez reparos em voto de dezembro do ano passado. No novo voto, o relator indicou que a prescrição decidida pelo STJ só alcançaria o processo que puniu o juiz com o castigo de advertência.


O juiz da 9ª Vara Criminal de São Paulo sustentou que emitir opinião contrária à homossexualidade não pode ser considerada discriminação. A maioria do colegiado do TJ-SP entendeu que o magistrado agiu com impropriedade absoluta de linguagem na sentença.


Somente assim, com punição, as pessoas irão entender que homossexualidade não é doença, o que fere, mata e dilacera o ser humano é o preconceito. Considerando que os desembargadores estão educando um juiz homofóbico, a sentença é uma vitória no respeito a diversidade.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS