Arquivo

Morando com o Ex: Missão impossível?

Redação Lado A 17 de Abril, 2009 18h11m

COMPARTILHAR


É possível namorar anos um cara e de repente por alguma razão terminar o relacionamento e passar a viverem juntos como amigos? Para muitos isto é possível sim, embora os céticos de plantão discordem e digam que jamais irá existir “paz” e “harmonia” num relacionamento de amizade com algum ex-namorado. Para o porto-alegrense, cabeleireiro Carlos, 27 anos, é muito normal hoje em dia este tipo de relacionamento entre ex-namorados.


Ele teve um relacionamento de dois anos com João, 40 anos, e disse que sempre teve um relacionamento baseado em verdades, uma relação duradoura e bastante amigável. Carlos namorou João por nove meses e então por motivos particulares a relação acabou não dando certo. Os pais de Carlos eram do interior do estado e o deixaram na época morando sozinho na Capital, numa casa enorme e sem nenhum móvel.


De repente, Carlos se viu acuado, foi quando decidiu então ligar para o ex e amigo João pedindo auxílio. Decidiram então que o melhor seriam morarem juntos no mesmo apartamento. “Foi um período muito bacana de minha vida, nós nos ajudávamos, éramos cúmplices, cuidávamos um do outro”. Afirma.


O cabeleireiro disse nunca ter se arrependido desta fase, bem pelo contrário. “Eu tinha uma relação afetuosa com o João, de amizade mesmo, tanto que até hoje somos amigos”. Conclui. Porém, apesar da intensa amizade entre ambos, Carlos ainda cita que em alguns momentos era inevitável que rolasse “algo mais”, estando ali no mesmo ambiente que o ex. “Rolava de vez em quando um “remember”, mas sempre acabávamos falando de amigos, namorados e era tudo uma festa”, relembra.


De qualquer forma, para o cabeleireiro, isso hoje em dia é tão comum que ele nem mais se espanta quando ouve o mesmo de amigos. Carlos diz sempre fazer uma reflexão de seus relacionamentos e procura tirar somente o que ficou de positivo, assim acaba sendo amigo de todos os seus ex-namorados. Ele, inclusive, afirma ser fundamental este respeito e cumplicidade durante a relação, para que o pós-namoro possa rolar numa boa, amigavelmente.

Mais complicado deve ser quando um vai morar com o outro durante o namoro e se separam. Ou quando alugam e mobiliam a casa inteira e precisam separar e dividir tudo.

Vemos com este caso que morar com o ex não é nenhum bicho de sete cabeças como parece. Basta que tenhamos um relacionamento adulto, baseado na cumplicidade, no carinho, na verdade e no respeito que as coisas funcionam.  Nunca sabemos o dia de amanhã, se vamos precisar ou não do apoio de algum ex-namorado em um determinado momento de nossas vidas, como foi o caso de Carlos. Em um relacionamento gay, independente de ser de namoro ou amizade, o que precisa é de respeito e que cada um aceite a diferença do outro, baseado na cumplicidade e no afeto.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS