Árbitro turco proibido de apitar jogos por ser gay

Redação Lado A 15 de Maio, 2009 23h22m

COMPARTILHAR


Na Turquia, país conhecido por sua extrema intolerância quanto à questão homossexual, de acordo com o jornal local Hurriyet, um árbitro de futebol turco foi proibido de apitar partidas oficias de futebol por sua orientação sexual.


De acordo com critérios “médicos” inseridos nas condições de recrutamento para o serviço militar, os homossexuais não podem se alistar, o que afeta a carreira como árbitro.


O caso acabou tomando tamanha repercussão que o árbitro, que preferiu não ter seu nome revelado, já pensa inclusive em se mudar de país por conta dos comentários e acessos negados por causa de sua orientação sexual.  O secretário geral da Junta Central de Árbitros do país tenta esquivar-se alegando o fato da expulsão do árbitro ter sido por causa da isenção do serviço militar e não por questões homofóbicas.


O caso continua sob investigação e o jornal turco inclusive destacou que o caso poderia acabar no Tribunal Europeu de Direitos Humanos.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS