Governo lança Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBTs

Redação Lado A 14 de Maio, 2009 18h32m

COMPARTILHAR


Seguindo os passos do Programa Brasil sem Homofobia, implantado no país em 2004 o governo lança nesta quinta-feira, dia 14 de maio, o Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBT. O documento contém 50 diretrizes e ações necessárias, a serem implementadas pelo poder público, para garantir igualdade de direitos e exercício pleno da cidadania do segmento LGBT da população brasileira.
 
Aos moldes do que estamos vendo acontecer nos EUA, onde cada vez mais os estados estão se juntando e formando alianças em prol da Diversidade e contra a homofobia, o Brasil parece também estar engajado em erradicar o preconceito de vez.

Segundo o ministro Paulo Vannuchi, com o lançamento do Plano, o Brasil se torna o primeiro país do mundo a possuir um documento do tipo. Para Vannuchi entre as propostas estão contempladas reivindicações históricas do movimento LGBT organizado, que devem se tornar políticas de Estado em curto (2009) e médio prazo (2010 e 2011).

Entre elas, estão: o reconhecimento dos direitos civis de casais homossexuais, equiparando-os aos direitos já garantidos aos heterossexuais; o fim da perseguição e criminalização de militares homossexuais; a produção de material didático sobre os temas que envolvem a questão para orientar professores; a articulação de uma rede nacional de combate à homofobia, lesbofobia e transfobia; e o estímulo ao turismo GLS.

Muito já se tem feito para possibilitar estas modificações e os esforços não devem parar por aí. Ainda há muito a ser feito.O objetivo principal é a conscientização das pessoas quanto a questão do preconceito. Educar e respeitar ainda é a saída. 


Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS