Arquivo

Profissão repórter mostra caso de adolescente gay que se matou

Redação Lado A 21 de Maio, 2009 21h32m

COMPARTILHAR


O sempre polêmico programa da Rede Globo “Profissão Repórter” abordou nesta semana um tema bastante delicado. A edição desta terça-feira 19 mostrou o drama vivido por uma família de São Paulo onde um jovem gay cometeu suicídio.


Um aluno exemplar, aplicado, dócil com amigos e familiares teve um triste fim por conta da homofobia das pessoas, do preconceito e covardia. Iago um adolescente de 14 anos, morador de um bairro pobre da periferia de São Paulo era constantemente agredido tanto fisicamente como verbalmente por colegas de aula e de seu bairro.


O repórter Felipe Gutierrez foi à casa da família do garoto para apurar a história. Ao conversar com a mãe, ele descobriu que o jovem sofria perseguição cotidiana no colégio por causa de sua orientação sexual. A avó bastante consternada com a situação revelou ao repórter que o seu neto era chamado de “bicha” diversas vezes.


O jovem Iago, antes de se suicidar, teve tempo de escrever uma carta onde relatava o sofrimento que passava com relação à homofobia dos colegas. Segundo a mãe do menino, por várias vezes Iago, já havia ameaçado se suicidar, inclusive o irmão mais novo do adolescente disse que certa vez ele próprio presenciou seu irmão ser espancado e quando solicitou ajuda de uma professora esta nada fez.


A reportagem ainda mostrou a visão da escola perante o fato e a diretora da escola onde Iago estudava admitiu ser muito difícil lidar com estes casos. Este fato mostra que ainda não estamos preparados para lidar com a diversidade e que se nada for feito e logo, muitos outros jovens sofrerão as mesmas crueldades podendo findar inclusive numa tragédia como esta de Iago.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS