Arquivo

O que o método Pilates pode fazer por você

Redação Lado A 19 de Maio, 2009 03h04m

COMPARTILHAR


Quem já não viu por aí barbies saradas com seus corpos bombados à mostra? Pois é, se você pensa que só a prática da academia tradicional está em moda por entre os gays, se enganou. Uma prática de exercícios muito comum e bastante em moda nos dias de hoje, não só no meio gay, mas em diversas academias é o método Pilates.

Febre nos anos 60 e recentemente no Brasil, o método foi criado pelo alemão Joseph Hubertus Pilates que por sua saúde frágil passou a estudar o que a ciência poderia fazer para ajudá-lo a manter seu condicionamento físico enquanto estava em um campo de concentração durante a Primeira Guerra Mundial. Após a epidemia de Gripe Espanhola, quando nenhum dos adeptos de seus exercícios faleceu, Pilates atribuiu isso ao sucesso de seus exercícios. Quando migrou para os Estados Unidos, nos anos 20, atraiu a atenção dos poderosos de Manhattan ao abrir ali o seu primeiro estúdio. Lá ele faleceu após tentar salvar seus aparelhos de um grande incêndio, por inalar muita fumaça, em 1967, aos 87 anos.

Joseph H. Pilates editou dois livros: 1: Your Health – compêndio de filosofia – 1934; 2: Return to Life Through Contrology – exercícios no colchonete – 1945, com colaboração de seu amigo Willian John Miller.
Segundo PILATES, “Os exercícios do seu método devem obedecer seis princípios: concentração, controle, centralização de força, fluidez, precisão e respiração”. O método é indicado principalmente para reabilitação física e para melhorar o condicionamento físico e até mesmo o bem-estar. Pilates é o nome dado a uma série de exercícios físicos que tem por objetivo melhorar a flexibilidade, consciência corporal, equilíbrio e força por meio de 500 exercícios em até 9 aparelhos diferentes que desenvolve o corpo de forma harmoniosa.
 
O método é indicado para diversas áreas do corpo, ele aumenta a resistência física e mental, ajuda na correção da postura, além de aumentar a flexibilidade e fortificar os músculos, fortalece os órgãos internos aumenta a concentração além de dar a sensação de relaxamento. O método é levado tão a sério que conta inclusive com uma associação a ABP (Associação Brasileira de Pilates).

Você já viu algum aparelho para a prática deste método? Parece que vamos voltar a era em que pessoas eram presas em masmorras e torturadas até a morte, mas na verdade servem para um relaxante exercício. Há vários tipos de aparelhos no mercado como o Cadilac, a cadeira Combo e o Reformer, que também lembram aparelhos de sadomasoquismo. Mas o método é sério e promete resultado em pouco tempo, o que atrai muita gente.

Por todo o Brasil você pode contar com academias especializadas nesta modalidade Maiores informações você poderá adquirir no site da associação: www.abpilates.com.br

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS