Arquivo

Tudo sobre o III Paraná Business Collection

Redação Lado A 26 de Maio, 2009 21h42m

COMPARTILHAR


Fotos: Ricardo Pacak

A coleção primavera-verão 2009 da moda paranaense já está nas passarelas da terceira edição do Paraná Business Collection (PBC), evento que está rolando esta semana na capital paranaense. Com marcas de Curitiba e do interior do estado, o evento cresceu e apareceu, reunindo balcão de negócios e muitos desfiles. Marcas começam a perceber a importância da semana de moda do estado e passam a investir a cada edição mais nesta vitrine que reúne alta costura e streetwear. Confira os nossos comentários abaixo:

Dia 5
6º Prêmio João Turin
Como de costume, neste último dia de PBC, foi entregue o prêmio de incentivo aos novos estilistas, João Turin – Passaporte para a Moda. O destaque desta edição do evento ficou para Gilmara Aparecida Liques, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, que levou o troféu e como prêmio uma viagem para Milão. O foco da estilista ficou na moda futurista. O tema para a produção dos looks deste ano foi “Cataratas do Iguaçu” e os looks apresentados mostraram claramente que a visão da moda está diretamente ligada às tendências e ao futuro.


Silmar Alves
A Ilha do Mel, conhecida por ser um dos mais belos pontos do litoral paranaense, serviu como ponto de partida para a coleção do estilista. Fechando com chave de ouro, a grife trouxe o que há de mais chique e glamuroso aliado a elementos culturais que lembravam característica do belo litoral do Paraná. A aposta num conceito ecologicamente correto foi uma preocupação, por isso muitas peças em tons de café, feitas com o tingimento natural. A utilização de aplicações manualmente inseridas foi um show à parte. Muitos paetês em couro, tramas de tear manual e penas de galinha carijó, deram o toque étnico ao desfile.


Dia 4
Lua Morena

A ecologia e a preservação do meio ambiente foram temas focados pela grife Lua Morena nesta coleção. A modelagem dos biquínis apareceu impecável durante todo o desfile. A grife apostou na mistura e diversificação de materiais para compor uma coleção luxuosa e confortável. Foram utilizadas para isso pedrarias, rendas, detalhes artesanais e demais técnicas para compor cada peça. Prata, azul, verde e o roxo estiveram presentes durante a passagem das modelos com as peças que encantaram o público nesta quarta noite do PBC.


Raffer
Elegância, estilo e sofisticação, é o que se pode dizer do desfile da grife Raffer, neste penúltimo dia de desfiles do 3º PBC. Cores fortes e clássicas alinhadas a uma moderna alfaiataria compôs os looks apresentados na passarela. Materiais como algodão, linho e lãs finas podem ser observados em detalhes. As cores iam de tons cinzas à beges claros que se uniram em perfeita simetria dando o toque de glamour às peças. A composição do homem chique e elegante foi a aposta da grife.


Dia 3
Picnic Delefante

Nesta terceira noite de desfiles o romantismo tomou conta da passarela. A grife Picnic Delefante trouxe exatamente a mistura de composições alinhadas ao vestuário contry que formou uma química perfeita durante o desfile, que em especial marcou a estréia da estilista Isabel Shimizu Seghese, e mostrou além de peças bem marcadas, modelagens diferenciadas, sobretudo com muita delicadeza. Camisetas pra lá de floridas e vestidos mega curtos porém sempre ligados ao comportamento jovem. Camisas nas mais variadas padronagens e cores apareceram durante o desfile. Bermudas de alfaiataria arremataram a delicadeza exposta na passarela.

All Purpose
A busca pela personalidade e estilo, sem perder o charme, foi o ponto de partida para a grife All Purpose que fez uma releitura do velho e conhecido uniforme. Tons escuros e neutros apareceram durante todo o desfile, presente em quase todas as peças. Processos inovadores de tecnologia, como novas lavagens e pigmentações estiveram em várias peças. O urbano neste desfile foi mesclado com a alfaiataria dando um toque sofisticado e contemporâneo às peças masculinas. 


Chek
Com forte referência na Índia, a grife Chek trouxe para a passarela peças sofisticadas e luxuosas para uma mulher que sabe o que quer. A grife fechou o terceiro dia de desfiles do 3º PBC e mostrou cores fortes e vibrantes. O destaque fica por conta da calça sarouel. A mistura de tecidos como tafetás, sarjas cetim, malhas e jeans deram o tom divertido do desfile. Todas as peças como vestidos longos, bermudas, camisetes e shorts receberam o toque da alfaiataria que será uma constante no verão 2010.


Dia 2
Fabio Bartz
O moderníssimo estilista Fabio Bartz trouxe para este desfile uma coleção poderosa. Inspirada em uma aventura andina a coleção chamada de “Churitin Pachamama” abriu o segundo dia do 3º Paraná Business Collection (PBC). Um modelo vestido de “diabo” abriu o desfile. Muito vermelho, amarelo e preto foram usados nas peças. Muita amarração e acessórios valorizaram ainda mais a simples calça e camisa. As formas sinuosas e geométricas não foram esquecidas e deram o toque de sofisticação de Bartz. Todos os looks foram recriados através da mistura de tradições católicas e crenças indígenas. O público jovem e fashion se esbaldou com todas as peças que transitaram com perfeita simetria na passarela.

Lucia Figueredo
Graciosidade, beleza e muita cor é o que se pode dizer da grife Lucia Figueredo que entrou na passarela do 3º PBC na noite de ontem. Peças para uma mulher simples, porém feminina e delicada. O conforto foi a palavra chave da coleção que abusou dos vestidos e babados coloridos. Bordados, pedrarias e aplicações deram o tom angelical às peças da grife. Muitos contrastes em termos de cores foram vistas na passarela. Porém o pretinho básico continua com tudo nesta temporada.


Dia 1
Jefferson Kulig
Kulig abriu os desfiles deste primeiro dia do 3º PBC. Mundialmente conhecido, o famoso estilista trouxe para a passarela o que há de melhor e mais confortável em sua nova coleção, já lançada para o verão de 2010. Peças luxuosas para mulheres sofisticadas e contemporâneas durante todo o desfile. A padronagem de cores ficou por conta dos tons neutros entre beges e brancos, oscilando com tons escuros em cores que iam do azul ao preto. O estilista trabalhou com diversos tipos de tecidos entre eles os ecologicamente corretos e de alta tecnologia, oferecendo maior conforto a quem usa. Sempre com uma visão à frente do seu tempo, Kulig aproveitou sua imaginação para “viajar” nas idéias de uma mulher contemporânea e totalmente urbana. O destaque desta coleção fica por conta dos vestidos longos que foram exclusivamente desenhados para festas.


Lafort
Batizada de “Digitais” a coleção da grife Lafort encerrou o primeiro dia de desfiles do 3º PBC. A coleção foi inteiramente inspirada numa mulher decidida, independente e urbana. As estilistas Irit Czerny e Léa Okamoto Ramos basearam-se nos anos 80, onde obtiveram a inspiração dos clássicos macacões. Muitas peças em decotes, calças largas e com muitos bolsos apareceram durante o desfile da grife. O famoso balonê esteve presente não somente em saias mas também em blusas e shorts. O jérsei e o cetim foram vistos quase em todas as peças. A alfaiataria também marcou presença. Os tons escolhidos para esta coleção passaram desde os cromáticos até os tons cáqui, preto em contraste com o amarelo, turquesa e azul. Sem dúvida opção de cores é o que não falta nesta última coleção.
 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS