Bancada Evangélica barra projetos gays no Congresso

Redação Lado A 16 de Junho, 2009 19h27m

COMPARTILHAR


Projetos que favorecem a comunidade LGBT rondam o Congresso há anos, porém a bancada contra, a evangélica, totalmente aversa a estes projetos está prestes a começar uma batalha em favor de suas causas.

Para a criação da Secretaria Especial dos Direitos Humanos que atenderia especificamente a população LGBT, a bancada evangélica foi incisiva ao solicitar a exclusão da sigla “LGBT” e sugerir a alteração para “minorias”.  Em paralelo, corria a tramitação do Ministério da Pesca que escondeu uma batalha em que a Frente Parlamentar Evangélica se saiu vitoriosa. O projeto tornou-se tão polêmico que acabou não sendo aprovado.

A mudança foi comemorada por congressistas ligados às igrejas evangélicas. Para os grupos LGBT, o governo “rifou” reivindicações do movimento para aprovar o restante do projeto – além do Ministério da Pesca, que tratava da área ambiental e criava cargos em comissão.

Os ativistas ligados diretamente a estas questões do Congresso são categórico em afirmar que o governo tem muitas intenções, porém poucas ações. O responsável pelas políticas LGBT na Secretaria de Direitos Humanos, Eduardo Santarelo, reconhece que as expressões relativas ao grupo foram retiradas por pressão dos evangélicos.

De qualquer forma a proposta que criminaliza a homofobia já foi aprovada em primeira instância no Congresso, talvez por um “descuido” da bancada evangélica, o fato é que a proposta ainda precisa ser aprovada pelo Senado para tornar-se lei.

Uma das principais objeções dos senadores ligados às igrejas é o artigo que pune discriminação a manifestações públicas de afeto. Outro ponto polêmico é a interpretação de que pastores não poderão mais condenar a homossexualidade em programas de rádio e televisão.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS