Arquivo

Comercial Doritos YMCA é incluso no Anuário do Clube de Criação de SP

Redação Lado A 18 de Junho, 2009 02h00m

COMPARTILHAR


Lamentavelmente, o constrangedor e homofóbico comercial do salgadinho Doritos foi inscrito no anuário do Clube de Criação de São Paulo. O comercial mostra um grupo de jovens andando de carro e dividindo um salgadinho Doritos.


No rádio ouve-se a música “YMCA” da banda Village People. Conhecida mundialmente por ser uma banda símbolo dos gays. De repente, o rapaz ao lado do motorista se empolga com o som e começa a balançar a cabeça no ritmo da música. Logo em seguida “se solta” e acompanha a música em uma coreografia para espanto geral dos outros três rapazes, que se entreolham meio desconfiados, onde o comercial é interrompido bruscamente por uma frase que diz: Quer dividir alguma coisa? Divide um Doritos.
A campanha levantou uma grande polêmica entre a comunidade LGBT. Representantes de entidades e grupos de apoio aos Direitos LGBT se manifestaram e o comercial foi retirado do ar mas pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) – cuja missão é impedir que a publicidade enganosa ou abusiva cause constrangimento ao consumidor ou a empresas e o mesmo o retirou do ar sem maiores discussões.


O problema é que no último dia 25 de maio, o próprio CONAR, por seis votos a dois, voltou atrás e liberou o comercial para que a AlmapBBDO inscreve-se o comercial no festival. Em contra partida, a empresa publicitária criadora da desastrosa campanha se defende, para Annamaria Marchesini assessora de imprensa da Pepsico e a AlmapBBDO o comercial não “ataca” nem fere os Direitos dos gays. Veicular mensagem discriminatória ou ofensiva a qualquer público seria inaceitável, segundo Annamaria que afirma no próprio site da empresa é possível colocar fotos que comprovem momentos engraçados e esquisitos da história de vida de cada um, sem preconceitos e que a idéia do filme é exatamente esta, e as pessoas acabam se divertindo com isto. De qualquer forma, o filme não recebeu prêmios no festival mas consta no 33º. Anuário do Clube de Criação de SP, livro que será referência da propaganda brasileira no ano de 2009 e agora resta aguardar o resultado desta polêmica.


Veja o comercial em:
http://www.youtube.com/watch?v=nlXfpXykIsM

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS