Arquivo

Psicoterapia e sair do armário

Redação Lado A 21 de Julho, 2009 22h58m

COMPARTILHAR


Uma questão inerente ao homossexual que tratamos na psicoterapia é sem dúvida o assumir-se enquanto homossexual.


De forma genérica, podemos dividir este processo em três partes: assumir-se para si mesmo, assumir-se para a família e assumir-se perante a sociedade.


Uma das dificuldades encontradas nesse processo estaria na convicção de se tornar vitima de preconceito ou rejeição por parte de familiares e amigos, o medo de perda do amor.
 
Alguns homossexuais optam por não se assumir publicamente por considerarem que tal atitude é desnecessária e que é tão relevante dizer “eu sou gay”, como afirmar “eu sou heterossexual”.


Com relação à atitude da família, aquelas que se dizem tradicionais (que enfatizam a religião, o casamento e o ter filhos) são aquelas que geralmente reagem de forma mais negativa.


Por outro lado, coming out (sair do armário), pode ter muitas conseqüências positivas, não apenas contribuindo para a saúde psíquica do sujeito, como também, pode estreitar laços afetivos com amigos e familiares, demonstrando maior cumplicidade.


Assumir para si mesmo é quebrar preconceitos internalizados, e é nesse sentido que a Psicoterapia fornece suporte para uma boa aceitação.


Caroline Izidoro Pereira – Psicoterapeuta
Fone: (41) 8419-4732

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS