Ativista homossexual israelense luta pelos palestinos

Redação Lado A 20 de Julho, 2009 22h45m

COMPARTILHAR


Judeu, encanador, humilde, porém com muita vontade de ajudar o próximo. Este é o perfil de Ezra Nawi, 57 anos, um homem de falas sábias.


Nawi luta constantemente para unir os palestinos ao povo de Israel, mas a luta é árdua.
Diariamente ele é monitorado pelo exército israelense e acredita ainda que suas ligações também sejam gravadas, se diz vítima de muitas injustiças. O modesto encanador é ativista e homossexual. Ele atribui seu ativismo a dois fatores: ainda adolescente, sua família vivia ao lado do líder do Partido Comunista de Israel, Reuven Kaminer, que o teria influenciado. Ezra teve um relacionamento com um palestino da Cisjordânia, e acabou sendo condenado por acusações de permitir que seu companheiro vivesse ilegalmente em Israel. Seu parceiro foi preso por meses.


Ainda sofrendo por constantes perseguições, ele não desiste e luta sozinho para que no futuro Israel e Palestina possam celebrar uma só união. Não considera seu trabalho de cunho político, assim como acredita não ter uma solução para esta guerra entre os dois povos e diz que isto que faz é em respeito à decência, não uma ideologia.


Para muitos políticos e autoridades da região, Ezra é uma espécie de “baderneiro”, acreditam que ele somente procura causar mais tumulto ao invés de buscar soluções. Nawi já foi preso várias vezes ao longo dos anos e está prestes a ser julgado no país novamente por atacar um policial israelense, há dois anos, durante confronto numa tentativa de demolição de barracos palestinos em terras disputadas na Margem Ocidental. Nawi negou, mas em março um juiz o condenou.


Enquanto aguarda julgamento o singelo encanador segue sua luta acreditando mudar a realidade do país e transformar num lugar onde as pessoas sejam livres e possam expressar seus sentimentos e sua sexualidade.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS