Arquivo

Bomba no OutGames: mais violência em Copenhagen

Redação Lado A 30 de Julho, 2009 21h07m

COMPARTILHAR


Um ataque a bomba ocorreu no último dia 28, terça-feira, durante os jogos do OutGames 2009, em Copenhagen, Dinamarca. As autoridades dinamarquesas consideraram crime de ódio e o clima tenso se instalou no local.


O ataque ocorreu durante a corrida de revezamento masculino sênior, para homens de 55 a 59 anos, e deixou uma pessoa ferida. Segundo informações de pessoas que estavam no local, o agressor jogou as bombas do canteiro de obras que fica próximo a pista de corrida do estádio Osterbro.


A primeira bomba lançada causou apenas susto, não ferindo ninguém, já a segunda foi lançada no momento que em que o juiz iria dar a partida para a prova começar. Como a bomba levou alguns segundos para explodir, os corredores, percebendo do que se tratava, gritaram para todos correrem e deixarem o local, o que evitou uma tragédia maior.


Ao explodir, os estilhaços da segunda bomba acabaram atingindo o corredor norte-americano Dean Koga, na mão direita e na perna, e ele teve que ser hospitalizado para a remoção completa dos estilhaços e aplicação de pontos, mas foi liberado para a competição do dia seguinte.


Mesmo ferido, o competidor acabou ganhando a medalha de ouro na prova de 200m. A polícia chegou ao estádio cerca de 30 minutos após o ocorrido, durante o depoimento de algumas vítimas, uma terceira bomba explodiu sob a van de uma equipe de filmagem.


Os policiais prenderam o homem de 31 anos que estava escondido no terreno ao lado, carregando uma bolsa com mais meia dúzia de projéteis do mesmo tipo. O suspeito foi detido em flagrante, sob acusação de crime de ódio. O clima de guerra é freqüente durante os jogos, em um local que deveria ser celebrada a diversidade.


Os suspeitos detidos no local das provas permanecerão presos até o fim dos jogos e estarão sob custódia da polícia da Dinamarca. De qualquer forma, a polícia que investiga o caso dos atentados à bomba, já considera a hipótese de que não seriam bombas e sim “fogos de artifício”, a exemplo do que causou pânico em São Paulo, após a Parada do Orgulho GLBT deste ano.


Para o Diretor dos Outgames, Uffe Elbæk, a comissão internacional que administra os jogos este incidente foi lamentável o que deixou a todos muito tristes. A Catedral de Copenhagen anunciou uma cerimônia especial, com bênção a todos os casais que quiserem participar, independente de nacionalidade, identidade de gênero ou orientação sexual.


Os jogos vão até o próximo sábado, dia 1º, onde será realizada uma festa de encerramento e a Parada de Copenhagen.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS