Entrevista com Marlene Zuk sobre o comportamento sexual no mundo animal

Redação Lado A 22 de Julho, 2009 20h36m

COMPARTILHAR


Um estudo realizado pelos biólogos Nathan Bailey e Marlene Zuk, da Universidade da Califórnia em River Side tem dado o que falar. O estudo já foi  publicado no periódico Trends in Ecology and Evolution (Tendências em Ecologias e Evolução) que debate a questão do sexo homossexual entre os animais.


Através das pesquisas os biólogos descobriram que é muito comum no mundo animal a homossexualidade e que a vários motivos, como a falta de um parceiro do outro sexo ou a necessidade de formar alianças ou até criar um filhote.


Em entrevista a revista ÉPOCA, a bióloga faz uma série de conclusões e esclarece o que para muitos parece impossível de se entender, assim como nós humanos os animais também trocam de parceiros em muitos casos.


Para Zuk, o sexo homossexual no reino animal pode permite que os animais passem seus genes para frente mesmo que não estejam participando de um acasalamento heterossexual, tendo assim um papel na evolução da espécie. A bióloga comenta na entrevista que a “precipitação” das pessoas em classificar o comportamento homossexual em  algo anormal, é falta de informação, pois este comportamento pode trazer, vantagens e benefícios para a espécie.


Zuk explica que de certa forma podemos comparar o comportamento homossexual entre os humanos com os dos animais. Sim porque, como outros animais, os humanos têm várias formas de passar seus genes para frente, tanto diretamente, tendo filhos, quanto indiretamente, fazendo algumas coisas para favorecer seu sobrinhos ou netos, por exemplo.


Mas, por outro lado, não é possível comparar, porque os outros animais não apresentam parcerias entre dois machos ou duas fêmeas para a vida toda. Quando questionada a respeito de que ser gay é genético, responde:


“A maior parte dos biólogos acredita que todos os comportamentos, seja um relativamente simples como o jeito que a pessoa anda, até os extremamente complexos, como a orientação sexual, têm origem na combinação dos genes e do ambiente. Assim, a procura pelo “gene gay” é simplificada demais, assim como a idéia a de que vamos encontrar uma fonte social para isso.”


Os mistérios do comportamento humano estão longe de serem desvendados, podemos entender melhor a complexibilidade de uma orientação sexual diferente de outra. Com estudos como este fica claro que no reino animal o preconceito é inexistente.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS