Arquivo

O que é uma fissura anal?

Redação Lado A 03 de Julho, 2009 16h34m

COMPARTILHAR


Se você está sentindo uma dor forte no ânus, como se tivesse uma espinha interna na região do esfíncter, você pode ter tido uma fissura anal. É uma rachadura comum e dolorosa que incomoda muitos gays e héteros e pode ter várias causas. O importante é apressar o diagnóstico e o tratamento, para não gerar complicações.


A fissura anal, ou rachadura anal, é um uma ruptura ou um corte no revestimento do ânus que dificulta a ida ao banheiro e o sexo por causa da forte dor criada. Sagrar é comum, pois esta ferida está em uma área de trânsito e tem a sua cicatrização lenta. A fissura deste tecido pode ocorrer ao introduzir objetos, fazer sexo passivo ou mesmo ao evacuar fezes muito duras. Por isso, é fundamental uma dieta fibrosa e cuidado do parceiro, que deve se preocupar com a lubrificação adequada na hora do sexo.


Um médico fará uma verificação para descartar outras hipóteses como DSTs e hemorróidas. Geralmente, as fissuras acontecem na parte posterior da circunferência anal. Segundo o médico proctologista Dr. Paulo Branco, do site www.medicinaintegrada.med.br e especializado no trato de homossexuais, “As fissuras são classificada de acordo com o tempo em aguda, na qual o paciente não obtem a cura da mesma com o tratamento até seis meses, passando para crônica. Na fissura crônica, o tecido formador da fissura tem infecção e fibrose (tecido endurecido) achados que justificam a não cicatrização da mesma com pomadas”.


O tratamento é diferenciado para cada tipo de fissura. O importante é que sejam tomados os devidos cuidados para que o tecido não sofra danos permanentes, o que é verificado após a formação de pústula (pus) em que a retirada rápida é necessária para não causar infecções em outras partes do corpo. O diagnóstico rápido é crucial para um tratamento mais simples. Na maioria dos casos, uma pomada resolve, mas é preciso procurar um médico se a dor persistir.


Experiente no trato deste problema, o Dr. Branco adianta alguns dos tratamentos para casos mais complicados: “Geralmente as fissuras agudas são tratadas com uma dieta rica em fibras e a ingestão de líquidos e em casos bem selecionados em tenho aplicado o Botox (o mesmo usado para as rugas faciais) que diminui a pressão do músculo com consequente cicatrização da fissura. As fissuras crônicas eu tenho feito o tratamento com o laser, que consiste na sua retirada e diminuição na pressão do músculo acima referido. Os pacientes temem quando se fala do risco de incontinência decorrente da diminuição da pressão do músculo, este risco não existe com o laser já que este programa mensura a pressão do músculo a níveis normais”. E o resultado alcançado, segundo o médico, é um alívio grande ao paciente.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS