Sociedade ateísta na Inglaterra é contra a cura dos gays

Redação Lado A 12 de Agosto, 2009 21h10m

COMPARTILHAR


Uma pesquisa feita na Grã-Bretanha, no início deste ano, revelou que um em cada seis terapeutas, já havia tentado “reorientar” pessoas homossexuais para que se tornassem heterossexual. A pesquisa gerou diversos comentários e discussões.

A APA (Associação Norte-Americana de Psicologia) tirou a homossexualidade do registro de desordens mentais em 1973, e nesta semana publicou um estudo bastante detalhado onde afirma que a homossexualidade não pode ser “curada”, já que não se trata de uma doença.

Por conta disto, a National Secular Society (maior organização ateísta e secularista do Reino Unido) enviou carta ao Real Colégio de Psiquiatras e à Sociedade Britânica de Psicologia pedindo que as instituições acompanhem a resolução da Associação Norte-Americana de Psicologia (APA) e orientem seus associados a não promoverem terapias de “cura de homossexuais” e “reorientação sexual”.
 Nesta carta a National Secular Society lembra que “há pesquisas suficientes na área para determinar que não apenas a dita terapia de reorientação não funciona, como expõe os sujeitos à possibilidade de desordens mentais no futuro”.

A carta ainda afirma que a pressão para que este tratamento continue se baseia no apelo religioso e evangélico, sendo que o mesmo condena a homossexualidade. De qualquer forma a National Secular Society não condena a prática religiosa, mas sim o fanatismo de algumas pessoas contrárias as posições teológicas.

A organização foi fundada em 1866 e desde então luta pela separação completa entre Igreja e Estado na Grã-Bretanha, além de outras questões como a retirada de subsídios governamentais à Educação Religiosa e a separação entre instituições religiosas e iniciativas nas áreas de Saúde, Direitos Humanos e Legislação.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS