Arquivo

Valéria Houston – a voz que vem do Sul

Redação Lado A 05 de Agosto, 2009 21h13m

COMPARTILHAR


Por Vagner Rossoni
Foto Gerson Roldo

Se você ainda não ouviu falar de Valéria Houston, prepare-se. O sobrenome não é coincidência, já que ela é fã de Whitney Houston. Valéria escolheu este nome por considerá-la uma diva, e por causa de sua voz incrivelmente potente, comparada com a da cantora famosa. Aos 29 anos, e quase três anos em Porto Alegre, ela é um sucesso.


Valéria Houston é uma cantora daquela que a gente nunca esquece, de voz doce e melodiosa. Ela canta desde os seis anos de idade. Nascida como Rodrigo, veio a se tornar “Valéria” somente em 2005, após um concurso de rainha gay do Carnaval em sua cidade natal, Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul.


A cantora tem um sólido trabalho construído a duras penas, porém,  tem sua carreira consolidada no estado do Rio Grande do Sul, mais precisamente em Porto Alegre, cidade que a acolheu carinhosamente. Valéria canta em bares e boates gays e tem o respeito não somente do público GLBT, mas também do público hétero e se diz contente com seus fãs conquistados ao longo de sua carreira.


A gaúcha canta todas as sextas-feiras no pub Venezianos, em Porto Alegre, e trabalha em diversas casas e eventos. Já participou de shows em casas como o Mix Café, em Florianópolis, e Blue Space, em São Paulo.


Vídeos de seu trabalho estão disponíveis no You Tube, para quem quiser conferir com oé o show desta talentosa artista. Preparamos uma entrevista para que você possa conferir de perto o que ela pensa sobre carreira e projetos para o futuro.

Lado A – Você sempre cantou para o público gay? Desde o começo de sua carreira? Ou já cantou em bares héteros?
VH- Comecei cantando aos 6 anos na escola… ainda” Rodrigo”(rs)… mas profissionalmente comecei numa banda de baile em 2000 para público hétero.
Toda  a minha  base de cantar na noite foi para héteros, maso público gay é com certeza mais receptivo.


Lado A – E qual o seu púbico preferido?
VH – Preferência quanto a público não tenho, depende da  abordagem e do carinho. Sei que ainda causo estranheza no público hétero mas eles tem que se acostumar, vim pra buscar meu espaço e não abro mão disso. Sou valorizada pelos dois públicos, embora o meio GLS seja mais acalorado nas manifestações de carinho e  é sempre melhor (rs).


Lado A – Como é para você cantar e ter este contato direto com o público gay? É mais valorizada do que para o público hétero?
VH- O meio gay sempre é mais carinhoso. O hétero, de início é mais arredio. Até entendo que é difícil ver alguém como eu cantando. Afinal, a tradição de  transformistas é  a dublagem. Não me considero drag queen, transformista ou seja lá o que for. Sempre que me fazem essa pergunta respondo:”Sou uma cantora!” e basta isso.

Lado A – Qual seu maior objetivo na carreira artística? O que você já alcançou por conta de seu trabalho?
VH – Meu maior objetivo é com certeza o estrelato e mais do que isso, poder mostrar às outras pessoas quão talentosos nós os homossexuais somos, transcendendo aéreas óbvias do mercado de trabalho. Quanto ao material, adquiri várias coisas com o meu trabaho (rs). Detesto shopping… mas adoro comprar. Mas, acima de tudo conquistei, pelo meu trabalho, o respeito de muita gente, isso não tem valor no mundo que pague.

Lado A – Faça um breve recado para seu público e fãs.
VH – Agradecer a todos que me ajudaram fica impossível. Quando saí de Santo Ângelo e vim parar aqui (Porto Alegre), sem nem saber o que fazer da vida, não imaginava como seria  linda minha trajetória até aqui. Agradeço aos que me amam, aos que me odeiam, aos que incentivam e fecham as portas. Todos sempre de alguma forma ou de outra só me fizeram sentir mais forte pra continuar. Tenho muito o que fazer… tenho tudo o que fazer… o céu é o limite pra que eu possa chegar lá e dizer “Viram monas? Eu vim, eu venci! Por nós!”


Se você quiser conferir um pouco mais do trabalho desta grande cantora, acesse o link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=Hp0TFVza4Aw


Contatos para show: (51) 91299657 – valeriahouston@hotmail.com

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS