Arquivo

Enquete: Você tem orgulho de ser gay?

Redação Lado A 29 de Setembro, 2009 20h13m

COMPARTILHAR


Um total de 42% dos votos na nossa enquete desta semana são de pessoas que tem orgulho de serem gays e que se tivessem que escolher, seriam gays de novo. Ainda, 14% dizem ter orgulho sim, mas que acham que sua vida seria mais fácil se fossem héteros.


Muitos não acham que a questão seja de orgulho. 15% se aceitam como são e valorizam mais a personalidade do que o fato de serem gays, ou seja, tem orgulho de serem como são, sem rótulos. Depois vem aqueles (9%) que acham que não é uma questão de orgulho mas de se aceitar como são. Apenas 6% gostariam de ter nascido héteros. Já 14% disseram que não entendem porque deveriam ter orgulho.


Para muitos, ser gay não é um problema e nem vergonha, amar outra pessoa do mesmo sexo, homem ou mulher, não é uma questão de desonra. Ninguém é inferior por ser gay, só porque faz parte de uma minoria, assim como os negros ou índios. Os que mais sofrem são aqueles que não se sentem bem consigo mesmo por causa de preconceitos a qual foram expostos e que assimilaram como verdades.


Mesmo hoje, com a realização de várias Paradas do Orgulho Gay em diversos estados, muitos não entendem a luta dos homossexuais por seus direitos. Basta entender que ninguém é melhor do que ninguém e que a Democracia não pode tolerar tratamento desigual. Muitos ainda se escondem atrás do armário, com medo de manifestar publicamente o afeto e desejo, ou criticam as paradas. O orgulho gay é o entendimento de que juntos somos mais fortes do que o preconceito e que não há motivos para ter medo ou vergonha.


O movimento nasceu nos EUA, em 1969, quando gays reagiram à humilhação de policiais em um bar no West Village, em Nova Iorque. No bar Stonewall Inn, os gays deram um basta ao tratamento diferenciado e ilegal que sofriam e passaram a exigir respeito e o direito de exercer a sua intimidade. Gays são profissionais de todas as áreas, filhos de todas as boas e más famílias. Para tanto, os gays foram às ruas, mostrar número e poder político, com muitas cores e alegria, pois se tivessem continuado escondidos, com certeza teriam sido ignorados e empurrados cada vez mais à margem da sociedade. 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS