Arquivo

Grupos de direitos humanos criticam indicação de Toffoli para STF

Redação Lado A 23 de Setembro, 2009 21h13m

COMPARTILHAR


O presidente Lula quer indicar o advogado-geral da União, José Antonio Dias Toffoli, para o STF (Supremo Tribunal Federal), porém, ativistas de grupos de defesa de direitos humanos e parentes de mortos pela ditadura militar (1964-1985) são contra a indicação.

Eles se opõem devido à atuação da AGU em processo judicial em curso contra a União de dois ex-comandantes do Destacamento de Operações de Informações de São Paulo, por crimes de tortura e homicídio ocorridos nos anos 70. “A indicação é incoerente com a política de direitos humanos do governo”, afirmou a secretária municipal de Direitos Humanos de Recife, Maria do Amparo Araújo.

O ex-ministro dos Direitos Humanos, Nilmário Mirandaque, achou uma excelente indicação. “Foi uma boa indicação”, afirmou o hoje presidente da Fundação Perseu Abramo. O presidente da organização, AGLBT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais),Toni Reis, justificou a decisão pela defesa de Toffoli dos diretos da comunidade gay, mas não quer “entrar na polêmica da anistia”.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS