Arquivo

Igreja Luterana elege bispa lésbica

Redação Lado A 10 de Setembro, 2009 20h45m

COMPARTILHAR


Em Estocolmo, a lésbica pastora Eva Brunne, 55 anos, foi eleita bispa da Igreja Luterana. Agora, seus adversários apresentam recursos para cancelar a eleição. Eva fez venceu o pastor Hans Ulverbrand, e ganhou o cargo por 412 votos a 365.


Eva declarou a repórter Anais Ginori, do jornal La Repubblica, que “As polêmicas eram previsíveis”. Ela vive com sua companheira, Gunilla Linden, há três anos e tem uma filha. “Gunilla é pastora como eu, e acho que isso facilita a nossa relação”, disse a bispa. Em outubro, na Europa, o Sínodo da Igreja Luterana da Suécia irá se pronunciar em relação a casamentos entre homossexuais.


O sacerdócio feminino na Suécia foi liberado no final dos anos 50, quando a pastora Margit Sahlin assumiu a paróquia. O preconceito está presente na igreja, pois  as pastoras ganham cerca de 400 euros a menos que os homens. O total de 14 bispos sendo que 12 são homens.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS