Arquivo

UFRJ e ONG carioca lançam curtas contra homofobia nas escolas. Assista!

Redação Lado A 15 de Setembro, 2009 00h01m

COMPARTILHAR


Na semana passada, dois filmes curtos foram lançados como resultado de uma parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, e o Grupo Arco-Íris. Os curtas Novamente e Por Outros Olhos tem em comum o ambiente escolar como cenário e um tema em foco: o preconceito e a discriminação nas escolas. De boa qualidade, o material é bem interessante e deve ser divulgado.


Os vídeos foram produzidos após uma oficina organizada pelo projeto Diversidade Sexual na Escola, com jovens lésbicas, gays e bissexuais. O projeto tem apoio do projeto Papo Cabeça, financiado pelo Ministério da Educação, e visa conscientizar professores e jovens da rede pública de ensino.


Em “Por Outro Olhos”, a abordagem parte de um mundo no qual a homossexualidade é norma e os heterossexuais são discriminados. Guto está na aula e precisa mentir para os amigos que ficou com outro menino, que gosta de mulher e que é hétero. Tiram sarro que ele é “machinho”, heterossexual, por ele ver fotos de mulher pelada. Sua amiga de sala, Fernanda, enfrenta em casa o preconceito da madrasta por gostar de uma pessoa do sexo oposto. Todo o universo de preconceito que rodeia os jovens gays é colocado ao contrário de forma interessante e criativa. A direção é de Álvaro Oliveira e Sylvia Assis. O Roteiro é de Álvaro Oliveira e o filme tem 9 minutos e 31 segundos.


Já em “Novamente”, um casal de homossexuais sofre preconceito diário, até das funcionárias do colégio e após um atrito com um de seus opressores, um deles pensa em abandonar o colégio. O filme é um grito de socorro claro, desde o seu nome (nova + mente e novamente – da reincidência) até expor a fragilidade e a desesperança de gays nas escolas, que contrastam com a alegria do grupo. O filme deixa ao final dos seus 7 minutos e 42 segundos a tormenta psicológica do protagonista no ar de ter que enfrentar tudo “novamente”. Quem assina a produção e direção é o grupo Nova Mente.


Assista as duas produções no You Tube
Por Outros Olhos: http://www.youtube.com/watch?v=IaLYOeXN7IQ
Novamente: http://www.youtube.com/watch?v=Px3lsoOtQrs


 


 



 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS