Arquivo

Cabelo revela quem é homossexual

Redação Lado A 02 de Outubro, 2009 19h15m

COMPARTILHAR


Pesquisador que estuda a sexualidade humana, Dr. Amar J. S. Klar, revelou em sua monografia o sentido do redemoinho na coroa capilar dos homens gays. Ele escreve, “que mostra uma associação altamente significativa que o sentido anti-horário no redemoinho dos homossexuais existe numa proporção considerável”. No estudo, os homens gays têm quatro vezes mais redemoinho no topo da cabeça.


De acordo com Klar, o desenho mais freqüente do redemoinho é no sentido horário. O pesquisador explica que “o redemoinho é encontrado no topo da cabeça, o que torna difícil para qualquer pessoa observar o próprio redemoinho e o sentido que ele tem, o que pode aparentemente ser sem importância, principalmente porque a maioria das pessoas não sabe qual a direção de seu redemoinho. Para observar o próprio redemoinho é necessário usar dois espelhos”, ensina. Na sua monografia, ele incluiu uma fotografia que mostra o “redemoinho no cabelo de um homem anônimo selecionado do público em geral”, e orienta o leitor a manter essa imagem na frente de um espelho para “perceber o sentido anti-horário”.


Klar comenta como conseguiu chegar a esta conclusão: “Por acaso, eu estava de férias em uma praia onde uma predominância de homens homossexuais era notória. Eles foram considerados homossexuais por causa de sua exposição pública de relacionamento interpessoal estereotipada, consideradas típicas de homens homossexuais. Essa avaliação foi reforçada pela escassez de mulheres e crianças na praia. Convenientemente, os homossexuais ficavam concentrados em uma área da praia. Desta forma foi relativamente fácil recolher os dados sobre os grupos de gays, com grande margem de acerto, apesar de não ter sido perguntado aos indivíduos qual era a sua orientação sexual”. Ele relata que “em uma amostra combinada de 272 homens homossexuais observada, 29,8% apresentaram o cabelo no sentido anti-horário no redemoinho”. Segundo ele, é “muito diferente do valor de 8,4% de rotação anti-horário encontrado no público em geral”. Neste estudo não foi levado em conta homens carecas ou aqueles que estavam de chapéu.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS