Arquivo

Gay brasileiro vive drama ao ter pedido de asilo negado nos EUA

Redação Lado A 29 de Outubro, 2009 18h23m

COMPARTILHAR


Nesta semana, o gay brasileiro Genesio “Junior” Oliveira teve o pedido de asilo negado pelo governo dos Estados Unidos. Desta forma, ele não poderá viver com seu marido, Tim Coco, que mora em Massachusetts. O marido do brasileiro, Tim Coco, 48, disse que o procurador-geral Eric Holder não agiu dentro do prazo limite do caso do brasileiro, negando o pedido de asilo por razões humanitárias. “Precisávamos de uma decisão do Procurador-Geral sobre se Junior poderia voltar para casa”, disse Coco, 48. “Ele não levou a sério este pedido”.


Oliveira, em 2002, solicitou asilo porque afirmava que tinha sido violentado no Brasil, quando era adolescente. Mas seu pedido foi negado pelo juiz, e o procurador-geral adjunto Ronald Wich disse, em carta, que Oliveira contou em uma audiência que nunca havia sido prejudicado fisicamente. Já seu marido, o americano Coco, afirmou que Oliveira estava se referindo sobre espaçamentos de rua e não ficou clara sua entrevista.


Em 2007, Oliveira voltou ao Brasil, depois que perdeu o recurso, porém em 2005 os dois se casaram em Massachussetts e compraram um casa, juntos. De acordo com a lei da imigração, os imigrantes também podem se tornar residente desde que casem com cidadãos americanos. Mas o governo não reconhece o casamento entre pessoas do mesmo sexo e a solicitação de Oliveira para permanecer nos EUA com seu marido foi negada.


Coco já gastou US$ 250 mil em despesas legais e não vê seu companheiro o brasileiro Oliveira desde Janeiro. O brasileiro também teve seu visto americano negado para entrar em Massachussetts, em 2008, para o funeral da mãe de Coco. Agora, o casal planeja entrar com uma ação legal contra a lei federal, alegando uma violação das leis de imigração.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS