Arquivo

Militares dos EUA vão poder assumir-se como gays

Redação Lado A 13 de Outubro, 2009 18h39m

COMPARTILHAR


No último sábado 10, o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, durante um jantar em Washington, para três mil defensores dos direitos humanos, prometeu que os militares norte-americanos vão poder assumir abertamente sua homossexualidade sem serem penalizados por isso. “Não devemos punir os americanos patriotas que apareceram para servir o seu país, mas sim congratular-nos com a sua iniciativa e a sua coragem. Especialmente quando eles estão a combater em duas guerras”, declarou, garantindo que tenciona acabar com o “Don´t ask, don´t tell”, uma política, de 1993 que proíbem gays saírem do armário nas Forças Armadas.


A data para nova lei entrar em vigor ainda não foi estabelecida pelo chefe de Estado norte-americano. O jantar que aconteceu que sábado foi organizado pela Human Rights Campaign, maior grupo de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais dos EUA, que conta com quase um milhão de membros e apoiantes. “Eu sei que muitos de vocês acham que o progresso não chegou suficientemente rápido. Mas não duvidem do caminho que estamos a seguir nem do destino a que vamos chegar”, garantiu o governante, citado pela BBC.


Em seu discurso feito no sábado, Obama também prometeu não renovar o Defense of Marriage Act, lei que limita a forma como os governos locais e federais podem reconhecer as uniões de homossexuais e determinar os seus direitos. Ele pediu que anule e aprove uma nova emenda que aprove os direitos dos homossexuais que optam por viver em união de fato.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS