Arquivo

Na Suécia, crianças denunciam loja por discriminação de gênero em propaganda

Redação Lado A 19 de Outubro, 2009 18h37m

COMPARTILHAR


Um grupo de estudantes suecos da 6ª série, no final do ano passado, surpreendeu a “ Toys ‘R’ Us” ( “Brinquedos Somos Nós”), multinacional norte-americana de brinquedos que publicou um catálogo de Natal, direcionado aos pais das crianças, para que escolhessem seus presentes. As crianças alegaram que a empresa estava causando discriminação de gênero e denunciou à Reklamombudsmannen (RO), uma entidade criada para vigiar o marketing e a publicidade no país e garantir que eles estejam de acordo com as ordens estabelecidas pela Câmara de Comércio Internacional (ICC).


Segundo informações do jornal sueco The Local, o RO emitiu um comunicado que os jovens da escola Gustavsland, da cidade de Vaxjo, vêem no catalogo da empresa “papéis de gênero atrasados, onde meninos e meninas são mostrados brincando com diferentes tipos de brinquedos, mas os meninos são retratados como ativos e as meninas como passivas”.


O professor do grupo de estudantes explicou ao Smålandsposten, jornal local, que a reclamação seguida de denúncia foi uma consequência de dois anos de estudo dos alunos em cima dos gêneros e de como eles são retratados. O garoto Hannes Psajad, de 13 anos, que faz parte do grupo de estudos participou de uma entrevista com o jornal e falou sobre o catálogo “Garotinhas com coisas de princesa e, por outro lado, garotos vestidos de super-heróis. É óbvio que você é afetado por isso”, completou.


O órgão responsável, RO, analisou o caso e comprovou que o catálogo apresentava realmente discriminação de gênero e em seu comunicado completou: “O catálogo, em todas as suas páginas, retrata a escolha de brinquedos e jogos para crianças de uma maneira limitada, e esta exclusão de garotos e garotas para diferentes tipos de brinquedos é, em si mesma, degradante para ambos os sexos”.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS