Arquivo

Alerta: 49 dos 100 municípios com mais casos de AIDS do Brasil estão no Sul

Redação Lado A 26 de Novembro, 2009 15h49m

COMPARTILHAR


Dados preliminares do Boletim Epidemiológico 2009, divulgados nesta quinta-feira pelo Ministério da Saúde, apontam as capitais gaúcha e catarinense como as com maior incidência de AIDS no país. A epidemia no estado do Rio Grande do Sul também se mostra fora de controle, já que das 100 cidades com mais casos de HIV/aids, o Rio Grande do Sul colabora com 31 cidades, campeãs em notificações. Camboriú aparece em segundo lugar no ranking, Canoas em terceiro e Balneário Camboriú em quarto. 15 cidades catarinenses aparecem na lista e do Paraná, apenas Pinhas (67) e Paranaguá (96) são citadas. Dos 100 municípios com caso de HIV/AIDS, 49 deles estão no Sul!


Os números se referem a pessoas que foram diagnosticadas com a doença e não portadores do vírus. Em Porto Alegre, a taxa de incidência de pessoas com aids é de 111,5 a cada 100 mil habitantes, Já em Florianópolis, a doença aparece em cada 57,4 em 100 mil pessoas. As duas cidades lideram os rankings das capitais. Curitiba aparece em 14º com 24,5 casos a cada 100 mil moradores. Porto Alegre também é o líder no ranking de cidades com mais de 50 mil habitantes.


O boletim serve de alerta para todos. Estima-se de cada caso registrado haja outros três sem conhecimento. O ranking do boletim epidemiológico refere-se aos novos casos registrados no ano de 2007. Apesar de mostrar diminuição da incidência nas capitais e crescimento no interior, o vírus também se espalha entre jovens, gays jovens – de 13 a 24 anos – e mulheres. A razão da alta incidência da aids na região Sul deve-se a grande busca por tratamento, já que os dados se referem àqueles que desenvolveram a doença. O vírus se espalha na região por forte incidência de usuário de drogas injetáveis. Estima-se que no país a cada 200 adultos, um tenha o vírus.


Veja o ranking das 100 cidades com mais de 50 mil habitantes com maior número de casos de AIDS no Brasil (por 100 mil habitantes):


 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS