Arquivo

Nova lei antifumo muda rotina das casas noturnas de Curitiba

Redação Lado A 19 de Novembro, 2009 15h15m

COMPARTILHAR


A partir da meia noite desta quarta-feira, passou a valer em Curitiba a lei municipal que pune com multa de mil reais os estabelecimentos que permitirem seus clientes fumarem. Para o presidente da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas, Fabio Aguayo, a nova lei pode gerar uma redução de 25% a 30% no movimento dos bares e de até 40% das casas noturnas.


Nas primeiras horas sob vigência da lei, fumantes ocuparam as calçadas para fumar. Vários estabelecimentos criaram a possibilidade dos clientes saírem para fazer uso do cigarro. No Side Caffe, os clientes poderiam sair e retornar, sob a vigilância dos seguranças da casa. Já no James Bar, os clientes precisavam fechar a comanda, recebiam uma fita no braço e poderiam retornar sem pagar a entrada novamente.


“Agora vou poder usar a semana inteira a camiseta”, brincou um barman. Para o modelo Raul, 20 anos, a nova lei cria um “lubrificante social” pois as pessoas podem sair, se concentrar na frente das casas noturnas e interagir mais. “Lá não tem som e dá para conversar”, justificou. “Sem dúvidas o ar melhorou”, afirma o médico Luis Gustavo, 27 anos, que acredita que as casas curitibanas devem criar cercados externos como em São Paulo e no Rio de Janeiro, onde leis similares restringem o fumo deste o semestre passado. O designer Juliano, 28, ex-fumante, achou a medida ótima. “Ninguém vai mais me queimar na balada”, comemorou.


Mas Juliano ainda alerta: “Quando eu parei de fumar, passei a beber mais”. Além de um aumento no consumo de bebidas, pode-se esperar uma nova guerra, agora com os vizinhos dos estabelecimentos noturnos, já que o barulho do lado de fora é inevitável. Outro problema que notamos é que muitos desistem de voltar, por causa da fila, ou ainda, como estão mais longe dos banheiros, os clientes homens acabam procurando um banheiro mais próximo. Fora isso, postos de gasolina atraem mais clientes por causa da bebida barata e a possibilidade de fumar ao lado.


Para despistar a vontade de fumar, muitos permaneciam com o cigarro apagado nas mãos, na boca e até na orelha. Mas quando saiam não tinham dúvidas, fumavam mais de um, para voltar ao ambiente livre de cigarro.


No final do mês entra a lei estadual, e o fumo será proibido em todo o estado do Paraná. SC e RS também poderão ter leis similares em breve.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS