Arquivo

Padre jesuíta e teólogo diz que a homossexualidade não é pecado

Redação Lado A 23 de Novembro, 2009 18h42m

COMPARTILHAR


Luís Corrêa Lima é padre jesuíta, teólogo e doutor em História além de coordenar uma pesquisa sobre homossexualidade e religião na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Ele deu uma entrevista ao jornal Crítica de la Argentina, no dia 15 de novembro, e fez declarações inéditas sobre o tema. 


Segundo Lima, “Na natureza, a homossexualidade já foi documentada em mais de 450 espécies animais, e, no ser humano, existe em todas as culturas conhecidas. Buscar no pecado original a origem da homossexualidade é um erro”. Quando perguntado se a homossexualidade era pecado, ele afirmou; “A condição homossexual em si nunca é pecado, porque não se trata de uma escolha livre da pessoa”. Perguntado qual seria o comportamento correto de um cristão homossexual, ele afirma: “Todo ser humano é, antes de tudo, designado para amar e ser amado… O cristão adulto deve ser adulto também na sua fé, colocando-se diante de Deus e sua consciência”.


Ele afirma ainda que Israel, antes da elaboração da Bíblia, proibiu a homossexualidade como forma de condenar as outras culturas. “No judaísmo antigo, acreditava-se que o homem e a mulher haviam sido criados um para o outro, para se unirem e procriarem, e o homoerotismo era considerado uma abominação. Israel devia se diferenciar de outras nações de várias maneiras, entre elas, proibindo”.


Leia a entrevista na íntegra:
http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=27645

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS