Arquivo

Pesquisa da Gazeta do Povo diz que preconceito maior ainda é em casa

Redação Lado A 09 de Novembro, 2009 20h00m

COMPARTILHAR


Pesquisa encomendada pelo maior jornal do Paraná, a Gazeta do Povo, aponta que as pessoas não se importam em ter um amigo gay mas que um parente homossexual ainda não é um assunto bem encarado.

O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 605 moradores de Curitiba, maiores de 16 anos, entre os dias 27 e 29 de outubro e constatou que mais da metade dos entrevistados, 53%, não faria nada se um amigo se declarasse gay. Já se fosse um filho ou sobrinho, 33% afirmam que tentariam fazê-lo mudar de orientação sexual.

81% das pessoas acreditam que os pais são sempre os últimos a saber e os três principais motivos que levam os filhos a não contar são: vergonha, medo e receio de decepcionar. A maioria das pessoas diz não ter preconceitos na hora de contratar um profissional que seja gay. Sobre beijos entre homossexuais em locais públicos, 63% disseram considerar a atitude ruim ou repugnante e 25% acharam a situação “normal”.


Para a maioria dos entrevistados, gays são assim porque optam, como se fosse uma escolha. 47% das acreditam que é uma opção sexual. Pior ainda, 34% dizem que é doença ou desvio psicológico. E 12% falam que é falta de vergonha na cara. A pesquisa foi ainda comentada por especialistas e pela escritora Edith Modesto.

Veja a matéria na íntegra:
http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=941923&tit=O-maior-preconceito-esta-dentro-de-casa

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS