Arquivo

Revista Bravo discute estética gay na literatura

Redação Lado A 19 de Novembro, 2009 20h23m

COMPARTILHAR


Na edição de dezembro da principal revista brasileira sobre cultura, a Bravo, o escritor e jornalista José Castello, autor do livro A Literatura na Poltrona, faz um grande apanhado pela literatura homoerótica dos dois últimos séculos e afirma que a estética homossexual não existe, assim como não existe uma estética heterossexual. “Supor que o amor homossexual é sempre o mesmo é tão ingênuo quanto imaginar que as relações heterossexuais, só porque se repetem entre parceiros de sexos opostos, se equivalem. Todos sabemos que, sob a estética oficial do vestido de noiva, do casal perfeito e dos filhos saudáveis, esconde-se uma infinidade de variações do amor. E que é nessas particularidades, nesses desvios do singular, que as relações amorosas são sempre vividas”, afirma o autor.


A partir do texto “O Pombo-Torcaz”, de André Gide, de 1907, recém lançado no Brasil, Castello relembra autores homossexuais e suas abordagens a fim de mostrar que a pasteurização do homoerotismo não é possível. O Pombo-Torcaz, conto do francês André Gide,fala sobre uma noite de amor com Ferdinand Pouzac, em Bagnols-de-Grenade, perto de Toulouse e busca uma explicação natural e pedagógica, conforme costume grego, para a sua relação com o jovem barulhento no sexo, daí o termo “pombo” do título.


O texto ainda aborda outros autores como Oscar Wilde, William Burroughs, Allen Ginsberg e Jack Kerouac, Burroughs, Marcel Proust, Arthur Rimbaud, Paul Verlaine, o brasileiro Lúcio Cardoso, Reinaldo Arenas, entre outros, que em suas diversas abordagens, crises internas e tempos, comprovam que a estética gay é plural e impossível de ser classificada, simplificada. “Os amores, homossexuais ou heterossexuais, não comportam modelos. É na singularidade e na invenção, e não na repetição de fórmulas eróticas e estéticas, que eles revelam sua potência”, finaliza Castello.


Leia o texto original: http://bravonline.abril.com.br/conteudo/assunto/existe-estetica-homossexual-490185.shtml


 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS