Arquivo

Trans é discriminada em clínica de depilação em Floripa

Redação Lado A 03 de Dezembro, 2009 16h46m

COMPARTILHAR


A transexual gaúcha Fernanda do Amaral (foto) irá processar o centro de depilação Depillo, de Florianópolis, por danos morais, após ter atendimento negado na clínica. O fato aconteceu no dia 09 de novembro e Fernanda fez um boletim de ocorrência (B.O.)após ser incentivada por um amigo a prestar queixa. Fernanda acabou de se mudar para a capital catarinense.


Com intenção de depilar o seu braço, a transexual foi até o conhecido centro de estética onde apresentou sua identidade e solicitou que fosse chamada por “Fernanda”, em seguida, a proprietária do estabelecimento, segundo o B.O. registrado na 1º. Delegacia de Polícia da Capital, afirmou que a chamaria de Fernando, já que assim constava em seu documento, afirmou que a clínica só atendia a mulheres e negou o atendimento à transexual. Ela teria gritado e expulsado a transexual do local.


Após conversar com um amigo sobre o ocorrido, a transexual retornou ao estabelecimento em companhia de dois conhecidos e mais uma vez teve seu atendimento negado. Em frente às testemunhas, ela foi informada que nenhum funcionário gostaria de atendê-la e que ela não fazia parte do perfil dos clientes do estacionamento.


Após muitos gritos para que se retirassem do local, na presença de outros clientes, a Polícia Militar foi acionada e chegou até a clínica. Ainda segundo o boletim de ocorrência, a advogada da Depillo teria feito a seguinte comparação: “se os donos do estabelecimento vendessem pastel de carne e a cliente quisesse um pastel de camarão, não poderiam dar o de camarão, pois eles só vendem pastel de carne e não querem vender pastel de camarão”.


Entramos em contato com os responsáveis pelo estabelecimento que não quiseram dar informações básicas como a data de sua fundação ou o nome de sua advogada. Fomos informados que a advogada da Depillo entraria em contato com a nossa redação, o que não aconteceu no prazo de uma hora.


No boletim de ocorrência, durante todo o texto, Fernanda é tratada por adjetivos feminino, o que mostra uma preparação exemplar do escrivão. Fernanda promete processar a clínica e ainda abrir reclamação no PROCON para que seja gerada uma multa por desrespeito ao Código do Consumidor.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS