Arquivo

Tensão de fim de ano

Redação Lado A 21 de Dezembro, 2009 15h31m

COMPARTILHAR


O fim de ano tem tudo para ser estressante. Altos gastos com presentes de Natal, é preciso fechar o ano, as contas, fica-se pensativo com o verão, é preciso estar em forma. É sunga, viagem, réveillon, festas exclusivas caríssimas… O calor, suor, encontros de família, é todo mundo te cobrando presentes e espírito natalino. Você louco para ir para a praia, curtir o verão mas precisa ainda passar pela ceia, que é um ataque direto aos seus planos de secar… Enfim, fim de ano é tempo de paz.

Paz? Só se for para o papai Noel ou para os donos das lojas. As baladas estão cheias por causa das férias e o calor torna a maioria delas insuportável. Você tentou planejar o ano inteiro as férias e não deu certo. Você ainda gasta mais do que imaginou pois no espírito natalino, a inflação vem visitar todas as lojas. Sempre gastamos mais. Não é a toa que o Papai Noel é vermelho. Mas depois do Natal quem fica no vermelho é você. Por sorte tem décimo terceiro, por azar você acabou usando ele para pagar o cartão de crédito, para aquela viagem que estava barata. Ainda tem os gastos de férias e você ainda nem comprou todos os presentes.

Réveillon é aquela coisa, você vestido de pai de santo, tomando espumante fingindo que é champagne, todo mundo passado e aquele movimento de gente querendo começar o ano fazendo o que fez o ano inteiro: putaria. Você por um momento percebe que o ano seguinte não vai ser muito diferente, recorda o ano anterior e admite que este ano foi um pouco melhor… recorda alguns anos e chega a conclusão que o tempo voa e você está ficando mais velho rapidamente. Você bebe mais um gole de champagne, digo, espumante, ou cidra, ou cerveja, ou o que tiver na sua frente.

E a desgraça do show da Beyoncé ainda… tem que comprar agora senão vai acabar… E você não pode parcelar e nem tem direito a desconto de estudante na área VIP. Claro, você está quebrado mas pista comum jamais, por isso criaram o tal da área VIP. Depois da Gold, você vê o show pior do que em uma tevê de 42”, mas o importante é estar lá. Mas, de repente, você pensa no Carnaval. Sim, o ano só começa depois do Carnaval.

Então, você sai do seu emprego ou pede férias, pega uma bolada, aluga uma casa na praia ou vai na casa daquele amigo que dá em cima de você e fica lá o verão todo fugindo dele. Aparece um monte de gente para “rachar” tudo, mas você sempre se perde nas contas e sai com a impressão de que foi explorado. O importante é que você consegue chegar ao tom de pele que você queria. Uma pena que ele dure duas semanas e saia de maneira que te deixa que nem uma cobra trocando de pele. Você se diverte durante as férias todas, consegue fazer o dinheiro durar até o Carnaval e você revê todo mundo que conheceu no Réveillon. Você percebe que ainda é fevereiro e você conseguiu ficar com mais de 10 caras. O ano vai ser ótimo!

No fim, você decide ser o próprio peru do Natal. Sacrifica o espírito natalino, compra só lembrancinhas para as pessoas importantes, refaz os cálculos, se joga no Réveillon com espumante nacional mesmo, compra roupas novas e ingressos para as festas, e decide pagar tudo no cartão, parcelado, e depois do Carnaval você pensa no assunto. Arruma um bico de fim de ano, os shoppings estão contratando, junta mais uma grana e ufa, acabou o ano e você finalmente consegue o que tanto queria, repetir o verão passado que foi maravilhoso. Aliás, verão para você em Floripa ou no Rio já é tradição.

Boas Festas!!!

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS